domingo, 13 de outubro de 2013

O que me interessa no caso "Madeleine"?



Por: Elenilton da Cunha Galvão


Segundo dados da UNICEF no mundo existem cerca de 2,2 bilhões de crianças, destas cerca de 1,2 milhões são vítimas de tráfico humano anualmente, muitas delas vendidas como escravas mas há diversas finalidades para o rapto de um incapaz como a venda de órgãos, trabalho escravo infantil, prostituição infantil, adoção ilegal e etc., claro que esses dados deixam a desejar pois alguns países da África e da Ásia não possuem registros sobre suas crianças, muito menos sobre desaparecimentos, logo, este universo pode ser BEM maior.


No Brasil cerca de 40 mil crianças e adolescentes desaparecem por ano, e segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República entre 10% e 15% jamais são encontrados. Segundo a Fundação Criança:


"...Somente no estado de São Paulo há estimativas de desaparecimento de mais de 9000 crianças e adolescentes, por ano. Na região do Grande ABC, em 2010, foram registrados 596 boletins de ocorrência, sendo 301 em Santo André, 232 em São Bernardo do Campo e 63 em Diadema."


Informa a ONG "Desaparecidos do Brasil":


"...o número é muito maior porque não há registros oficiais de todos os casos e isto ocorre devido a falta de informação sobre o assunto. Não existem campanhas esclarecedoras que ensinem os pais como agir no momento em que o seu filho desaparece, e esta falta de conhecimento piora ainda mais a recuperação da criança num tempo hábil."
Enfim... Diante de tudo o que foi apresentado o que me choca de fato caro leitor é a indolência da mídia brasileira diante dessa realidade, ou seu foco quase imbecil na reprodução do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann, em Maio de 2007, na Praia da Luz , Algarve (Portugal), não que a menina por si só não represente importância para os esforços promovidos mas, me pergunto, se a nossa mídia enxerga-se como parte do Brasil já que raramente foca em nossos problemas locais, nossas crianças sem voz.




Quais os esforços dessa mídia minimamente para reforçar a "Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes"? Já que esta demonstra-se insuficiente para nossa realidade, aliás, em setores básicos como a erradicação da pobreza, combate à fome, saúde, educação, registro civil, assistência em direitos violados e etc., ainda constituem-se metas de longínquo resultado efetivo, quem dirá combater o tráfico de crianças ??!! Muitas dessas, aliás, residentes em locais que o governo (tampouco a mídia) sequer cogita existência e sua função reduz-se ao plano minimamente administrativo, os rincões do nosso país.








Muitas vezes sinto que nossa mídia preocupa-se mais com assuntos, digamos, irrelevantes para nossa realidade do que promover debates que gerem melhores resultados em nossas vidas, debates que promovam soluções e/ou nos una enquanto nação, o tráfico de crianças é exemplo notório dessa chocante realidade, muitas vezes caro leitor me sinto feito como inimigo da mídia pois não concebo a contradição do que ela é, como pode um veículo de comunicação sustentado pelo dinheiro do povo ser contra nossos irmãos e suas condições? Sim você diz, mas eles são veículos privados, lembro contudo que só na Copa das Confederações o governo desembolsou R$ 31.000.000 para ajudar a pagar custo de transmissões de TV, dinheiro nosso, do povo !!! A nossa grande mídia nada mais é que um parasita que nos suga aos poucos e nos transforma em zumbis para seus fins de mero LUCRO.



De fato, o que me interessa a p*** do Big Brother? A novela? A situação dos metrôs londrinos ou das rodovias americanas? Do que me adianta assistir a história de "superação" de um milhonário? Ou, acompanhar a investigação da menina Madeleine? NADA leitor N-A-D-A... 




Em mim realmente torço para que a menina Madeleine seja encontrada, assim como torço para que todas sejam. Mas nesse momento torço muito mais por uma mudança de paradigmas dessa mídia de dinossauros que temos, torço muito mais para que um dia haja a substituição desses cacarecos que nada nos faz refletir sobre nós e sobre o outrem por veículos que promovam mudanças reais com debates sociais maduros.





O mais irônico é ter que engolir eles dizendo que são "isentos", pro inferno com essa p***** !!!!

























Fontes:



http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1048578&especial=Crian%E7as+desaparecidas&seccao=SOCIEDADE

http://www.fundacaocrianca.org.br/noticia/299/Dia+Internacional+da+Criança+Desaparecida+é+marcado+por+manifestações+em+todo+mundo 

http://www.desaparecidosdobrasil.org/

http://www.unicef.org/brazil/pt/PoliticaPlanoDecenal_ConsultaPublica.pdf

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/05/27/governo-entra-com-mais-r-31-mi-na-transmissao-de-tv-da-copa-das-confederacoes-para-a-fifa.htm