A República

Conheça e participe do República do Mundo.

Hegemonia liberal e formação das massas

Considerações sobre psicologia de grupo e politica.

A arte gore da propaganda anti-religiosa soviética

As imagens são da revista anti-religiosa Soviética "Bezbozhnik", ela era corrente de 1922 à 1941..

Desenhos russos – animados até demais!

Seres-humanos que namoram peixes, peixes com bocas siliconadas e animais fumando. Eis o universo infantil pela televisão russa.

As Revistas Proibidas

Não era fácil conseguir uma revista erótica no Brasil algumas décadas atrás.

sábado, 30 de novembro de 2013

Eric Hobsbawm: a importância do marxismo e da crítica à injustiça social




Por: Bertone de Oliveira Souza¹
       Geneton Moraes Neto²





Eric Hobsbawm : Pecado capital do capitalismo é injustiça social. Pecado capital do socialismo foi a falta de liberdade. Mas ainda há “um vasto espaço para o sonho”                   


 No último mês de outubro fez um ano do falecimento do historiador britânico Eric Hobsbawm. Para quem estuda história, é de conhecimento geral que Hobsbawm é uma das maiores referências em história contemporânea. Seu legado intelectual é vastíssimo e suas contribuições para a renovação do marxismo enquanto perspectiva teórica também foram importantíssimas. Detratores do renomado historiador já tentaram acusá-lo de cúmplice do stalinismo e apoiador de tiranias; nada disso, contudo, pode ser imputado a ele. Hobsbawm faz parte de uma geração de pesquisadores, como E.P. Thompson, Christopher Hill, Raymond Williams que não se dobraram aos direcionamentos reducionistas de certo marxismo nem descartaram o marxismo para a lata de lixo por conta dos direcionamentos totalitários que o socialismo ganhou no decorrer do século XX.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O BRASIL NÃO É RACISTA


Por: Elenilton da Cunha Galvão




       Dizem que no Brasil não existe racismo, sim existe, e o pior deles, o racismo velado escondido no sorriso amarelo dos burgueses e seus capachos que insistem em imaginar que nosso Estado é deles e a eles deve servir. Nossa elite medíocre que simplesmente apagou toda a contribuição histórica dos negros do Brasil que foi erguido no suor e no sangue deles, primeiramente com mecanismos do Estado como o IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) branqueando e maquiando nosso país, agora se apaga com algo chamado liberalismo burguês.