Por: Florence Trover
Kali e Lilith, duas deusas
geográfica, histórica e culturamente tão distantes são também assustadoramente
muito parecidas.
Kali é a outra esposa de Shiva. A
primeira esposa de shiva foi Sati, e ela imolou a si mesmo para tentar trazê-lo
ao mundo. Shiva é também casado com ParvatI, vista as vezes com a reencarnação
de Shiva, e as vezes como Durga (embora nesses casos, ela tenda a tornar-se
Parvati). Parvarti é a esposa perfeita, ela sofre com s mudanças de humor de
Shiva. Ela cuida da casa, ela o acalma quando está nervoso, ela lhe deu filhos
(embora não da maneira tradicional pois em todos os casos as crias podem ser
questionadas como sendo filhas apenas de um dos dois), e ela cuida destes
filhos. Ela é a dona de casa perfeita. Ocasionalmente Parvati fica nervosa e
esta raiva se manifesta como algo externo, geralmente como a própria Kali. Kali
é de fato a filha ou pelo menos um dos aspectos de Parvati. Parvati é conhecida
como “A Escura” porque sua pele é negra e seu marido gosta de a provocar por
isso. Ela então se afasta dele por um tempo e remove a pele escura tornando-se
“A Dourada”, a pele escura retirada se transforma em Kali, nome que
literalmente também significa “Escura”. A pele raivosa de Parvati é
ocasionalmente invocada quando Parvati vê algo que não lhe agrada. Kali é
portanto também esposa de Shiva e força Shiva a atuar no mesmo papel que
Parvati atua para lidar com ele. Parvati acalma Shiva, mas Shiva tem que
acalmar Kali. Kali aparece com a mais poderosa figura neste triângulo. Shiva é
eclipsado por sua esposa. Ela é mais incontrolável do que ele é.
Lilith foi a primeira esposa de Adão. A
última esposa de Adão, Eva, era mais submissa e mais agradável a Adão. Lilith
era igual a Adão. O ser original criado tinha duas metades, o Adão Hermafrotida
antes do adão Macho era composto de duas criaturas que foram separadas em
Lilith e Adão, Lilith era o complemento perfeito de Adão, sua “metade
feminina”. Entretanto, Adão não aceitou que sua metade fosse igual a ele. Já
que os dois vieram do mesmo ser e Adão é visto como o parceiro dominante de
Eva, tanto ele como Lilith tentaram dominar o relacionamento. Lilith queria
dominar adão e Adão queria dominá-la. Eles eram muito iguais e concorrentes
para serem bons parceiros. Lilith percebeu que a relação estava condenada e que
Adão não desistiria de dominá-la e então partiu. Lilith a mulher rejeitada que
por sua vez rejeitou Adão partiu para explorar sua própria vida sem ele. Outra
mulher foi criada de Adão, desta vez de metade da sua metade. O lado feminino
já havia sido removido de Adão, havia menos para se pegar agora e assim Eva não
nasceu como um indivíduo tão forte. Ela tinha entretanto uma curiosidade
inerente, provavelmente tirada dele, pois ele havia dado nome a todas as coisas
vivas mas depois que elas nasceu não parecia mais muito ativo. Foi ela que
decidiu tentar o fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal pois era curiosa.
Parecia uma boa idéia, uma vez que Adão tinha enganado ela ao dizer que ela
iria morrer, mesmo se só tocasse na árvore numa tentativa de controla-la. Na
cultura comtemporanea Lilith é ocasionalmente ligada a serpente e geralmente neste contexto a serpente uma
boa coisa. A serpente, Lilith, sabe que a árvore não a mataria. Sabe que a
árvore poderia lhe erguer e a capacidade de enfrentar Adão
Tanto Kali como Lilith são “a outra
mulher”. Ambas tem tem maridos que são casados com outras. Estas outras são
mais associadas com seus maridos do que elas mesmas. Kali é mais do tipo
solitário e Lillith nem mesmo aparece nos textos canônicos da Bíblia. Nenhuma
destas mulheres se encaixa no papel de esposa, ambas são independentes demais
para ocupar este papel.
Mulher Poderosa
Kali é a força incontrolável. Ela é a
energia definitiva. O marido dela, Shiva, é aquele que geralmente tem que ser
impedido de destruir o mundo, mas com Kali é o contrário. Ele tem de
apaziguá-la. Ele tem que deitar-se como se estivesse morto debaixo de seus pés
dançantes e ser pisoteado. Ele tem que acalmar essa mulher com sua própria
submissão. Esta é uma inversão completa de sua relação com Parvati, no qual ela
é a única que lhe acalma, ela é a dona de casa e pacifica Shiva na vida da
casa, longe da destruição. Kali é a força destrutiva e incontrolável ativa
aqui. Ela perturba o equilíbrio normal do poder entre os deuses e deusas
hindus, em que a deusa é o poder por trás do deus, mas não age sozinha. Aqui
Kali é tanto o poder e a ação. Ela não precisa de um homem para fazer. Ela
precisa de um homem para que ela pare de fazer.
Lilith era a mulher que no início da
criação a abandonou. Ela abandonou o marido, o homem que foi criado com o mesmo
ser que ela antes que fossem separados em dois. Ela queria a igualdade. Ou
talvez até mesmo a superioridade. No sexo, ela queria estar no topo. Mas Adão
queria alguma medida de controle sobre ela, então ela o deixou. Ela foi a
primeira mulher a ter o poder de sair quando a relação não se adequasse a ela,
e encontrar sua própria vida. Ela saiu e encontrou demônios para satisfazer
seus prazeres. Ela escolheu com quem ela queria estar e decidiu o curso de sua
própria vida. Deus, seu "pai", não teve o direito de impor seu
casamento arranjado com Adão. Ele viu ela partir, ao contrário da maioria dos
pais com casamento arranjado na sociedade judaica tradicional, embora é claro
cheio de objeções. E foi inclusive depois de ter estado "casada" ou
pelo menos noiva, que ela optou por sair. Este divórcio foi iniciado pela
mulher. Ela não ficou muito satisfeita, então foi embora.
Ambas, Kali e Lilith representam o poder
que muitas vezes não é aberto para uso das mulheres nas sociedades antigas.
Elas são mais poderosas do que os homens, são elas que optam por usar este
poder. Elas são perigosas e usam seu poder de forma destrutiva. Assim, elas
foram tomadas como modelos de mulheres poderosas, o poder tantas vezes negado
ao sexo oposto. Estas duas deusas provaram não só que são mulheres poderosas,
mas também que nem por isso precisam virar homens.
Por cima
Na maior parte da iconografia de Kali,
ela é retratada dançando em cima de forma caída de Shiva. Mas há algo além
disso. Ela não está só dançando sobre seu corpo, mas a dança também é uma dança
sexual. Kali está montando sobre Shiva. Ela está no topo. Ela está no controle.
Ele é passivo, permitindo-lhe estar no controle. Ele sacia seu desejo de
destruir, oferecendo seu sexo, um sexo em que ela está no controle. Ele é
usado. Se Shiva não ceder á Kali, e a deixar no controle, ela irá destruir o
mundo. Em relação a forma de Parvati da Shiva é o "chefe da família"
Parvati, é quem deve impedi-lo de destruir o mundo. Mas com Kali os papéis são
invertidos. Ela é até mais desinibida do que Shiva. Ela vai mais longe do que ele,
e ele tem que reconhecer que ela é mais perigosa do que ele próprio. Como tal,
ele assume o papel de Parvati, a esposa do sofrimento perfeito, com Kali, para
‘tentar’ acalmá-la e mantê-la feliz.
Lilith deixou Adão por causa do sexo.
Eles foram criados a partir da mesma forma, e Lilith não viu nada de errado em
ficar no topo. Na verdade, era isso que ela queria. Mas Adão não queria deixar
sua outra metade em uma posição de superioridade, e levantou objecções. Lilith
não queria ser rejeitada, ela não quis saber por que deveria ficar submissa em
vez de divertir-se plenamente como instigadora do sexo. Assim ela partiu. Adão
queria controlá-la, e isso era algo que ela não aceitaria. Lilith fugiu e encontrou
um grupo de demônios no Mar Vermelho. Com esses demônios encontrou a
gratificação sexual, e deu à luz uma série de demônios, mais de uma centena por
dia, homens e mulheres, Lilins e Liliths. Estas crianças demônio, nascidas de
sua união ilícita, foram condenados a morrer, cem por dia, em troca de
capacidade de Lilith de atacar crianças humanas quanto estiverem impuras.
Lilith vingou-se de Adão também depois que ele deixou o jardim do paraíso durante seu período de
penitencia, Lilith veio a ele. Ela enviou-lhe seus espíritos e demônios de sua
criação. Espíritos masculinos, talvez os filhos de Lilith, vieram a Eva e deu
ao mesmo tempo. Lilith é a mulher definitiva em poder sexual. A Succubus
definitiva, quase sua definição. Ela expressa sua liberdade através de seu
deleite sexual, mas ainda sim tem que assistir a uma centena de seus filhos
morrer por dia, e ser banida para fora da sociedade humana.
Kali e Lilith tomaram o controle no
sexo. Elas o revelaram. Não mais sexo é uma “tarefa” a ser executada, ou algo
que existe para o prazer do homem. Elas controlam o sexo. Elas tem total controle de sua propria
sexualidade, e não abrirão mão disso pelo capricho de seus parceiros. Elas
encontram liberdade e poder no controle de si mesmas e de seus corpos.
Deusas livres
Kali é descontrolada, Kali é livre.
Controle é algo extremamente valorizado na sociedade hindu. Use o controle para
alcançar a iluminação, não o deixe escapar ou você pode ter que voltar por um
milhão de vidas, e ficar muito mais longe da meta final. Kali joga tudo isso
fora. Ela é o avatar definitivo da inconsequência. Divirta-se. Ela não se
preocupa com o que aconteceu, o que vai acontecer ou acontecerá. Se através de
sua liberdade ela destruir o mundo, que assim seja. Sua dança é uma extensão de
sua liberdade, sem restrição. O único homem na vida dela é Shiva, e ele não
pode controlá-la. Ele tem que se deitar e deixá-la fazer o que ela quiser, e
esperar ela se acalmar.
Quando Adão tentou controlar Lilith, ela
o deixou. Ela não queria ser controlada por Deus, então deixou seu plano para
com a humanidade e se recusou a voltar quando os anjos foram atrás dela. Ela se
recusou a ser destruida por ter partido e ficou por sua própria conta. Ela
decidiu escapar dos planos de Deus e de ser controlada por quem que que fosse,
nem mesmo por seu próprio criador. Ela decidiu que faria o que quisesse e
largaria a humanidade para viver livre. Ela se reuniu com demônios e por isso
deu a luz aos filhos que perseguem a humanidade, mas ela não se importa.
Kali e Lilith são a expressão máxima da
liberdade feminina. Elas deixaram para trás todas as tentativas dos outros de
controlá-las. São suas próprias donas. Elas negam o fato de que pertencem ou
poderiam pertencer a alguém. Elas são livres para fazer o que querem. Tão
livres, de fato, que ignoram as conseqüências, e até mesmo a possibilidade de
prejudicar os outros. Elas levam a liberdade aos seus extremos, e as vezes
longe demais.
A Casa da Mulher perigosa
Kali tradicionalmente vive nas terras da
cremação, fora da sociedade, porque a sociedade não consegue lidar com ela. Ela
é muito incontrolável para ser aceita na sociedade, ela iria derrubá-la. Ela
empurrou os limites porque é uma ameaça. Ela é energia incontrolável que
destrói o que toca. O mundo é da sociedade e
tem de ser protegido . Ela é inaceitável na sociedade, porque ela é
muito perigosa. Frequentemente Kali tem sido associada como a "inaceitável
" e perigosa. Rebocadores , bandidos que iriam atacar as pessoas para
sacrifícios a Kali , entre outras coisas, a origem da nossa palavra "
bandido ", eram adoradores de Kali . Pessoas de castas mais baixas pode ir
para Kali . Kali passou por uma grande ampliação de seu poder . Ela se moveu
lentamente para as cidades , a sociedade aceitável pode adorá-la agora .
Calcutá tornou-se "a sua cidade", eles adoram Kali . Kali pode agora
ser Kali Ma , a mãe . Ela pode ser uma mãe cruel , ela pode ser uma mãe severa
, mas ela é uma mãe . Ela é a mãe que é apenas um pouco louca ( ou muito) , e
pode ser muito severa em suas punições . Ela é a mãe destrutiva , a mãe severa
, a disciplinadora , a mãe vingativa . Ela é a mãe que precisa destruir para
criar , devorando para criar um novo mundo. Hindus compreendem a necessidade de reabastecimento.
Nada vem do nada , tudo tem que ter vindo de algum lugar. Nada de novo pode ser
criado sem destruir o velho, e esta mãe sabe que intimamente em seu aspecto
destruidor ela ainda é um criador, mesmo que seja um criador de caos. Kali é
magra , sempre criando ,sempre com fome , sempre precisando de mais para
manter-se com suas criações . Ela nunca pode ser completa. Ela sempre precisa
de mais .
Lilith era também muito perigosa para a
sociedade. Quando ela deixou Adão ela voou para o Mar Vermelho, um lugar de má
fama , habitado por demônios. Ela também disse ter uma casa debaixo d'água , a
qual ela retorna para quando ela quiser. Ela é a última pessoa de fora , depois
de ter recusado a se tornar mãe da raça humana , ela é evitada a partir dele
inteiramente. Ela também é perigosa, faz visitas a humanidade , mas quando ela
faz isso é para causar problemas. Ela mata crianças , promove nascimentos de
demônios com homens e persegue homens e
mulheres. A maternidade de Lilith é de uma espécie totalmente diferente , ela é
mãe de demônios. Ela não parece importar-se com os seus filhos, uma centena
deles estão condenados a morrer a cada dia , em troca de sua capacidade de
rapina sobre a humanidade e se manter vivo. Ela não está vinculado a seus
filhos , ela não se importa com eles . Eles são apenas os subprodutos de seu
próprio prazer . Lilith também está passando por uma mudança, para ser aceita
mais na sociedade, especialmente nos círculos feministas.
Lilith e Kali eram demasiadamente
perigosas para serem permitidas na sociedade. Mas nós estamos vendo nossas
sociedades cada vez mais perigosas, e por isso achamos que podemos aceitá-las.
Elas são como nós. Elas se encaixam em nosso novo mundo mais do que as deusas
do passado. Nós nos vemos refletidos nelass, por isso temos de perguntar-lhes em
nossas casas.
Deusas estrangeiras
Kali pode realmente ser ter uma origem indígena da Índia mais do que muitos dos deuses da tradição védica . Muitas das
divindades, especialmente os deuses masculinos, são tidos como tendo sido
importados pelos arianos que invadiram (ou apenas migraram) para a Índia. A
cultura indígena foi subvertida , seus deuses e deusas foram esquecidos .
Pensa-se que Kali pode ser uma reemergência de uma dessas velhas deusas . Kali
pertence a Índia mais do que muitos deuses do panteão . Mas ela foi posta de
lado, feita uma estranha, uma forasteira. Ela vive nas terras da cremação, é a
deusa perigosa , tradicionalmente, é demasiadamente perigosa para ser incluída
na sociedade. Curiosamente, Shiva tem uma história semelhante , também é um
deus indígena , também é tradicionalmente, um estranho um solitário, a morte de
sua primeira esposa Sita vem dos arianos e tradições Brahminicas , mas ele
ainda era visto como perigoso e estrangeiro demais para ser aceitável. A
recuperação de Kali na sociedade é ainda mais recente, mas ela está
gradualmente se movendo em relação à aceitação geral da sociedade. Às vezes,
essa sociedade tenta domá-la. Muitos dos fiéis contemporâneos de Kali,
especialmente no Ocidente , ignoram algumas de seus caracteristicas mais
temíveis e cruéis . Esquecem-se de que ela é a destruidora.
Lilith por outro lado, é muito mais provavelmente uma Deusa adotada a
posteriore. Há uma referência na saga de Gilgamesh para uma criatura chamada
Lilith, que compartilha algumas das características da Lilith hebraica , e é provável
uma deusa / demônio da Babilônia que doi adotada pelos judeus pelo contato com
os babilônios. Há um refencia bíblica para Lilith, como uma criatura que habita
o deserto mas é curta a questionavel, e
presume-se que neste tempo Lilith era
uma figura popular o suficiente para que as pessoas pudessem entender quem era
sem entrar em detalhes, pois não há nenhum. Lilith mudou com a adoção judaica ,
ela se tornou a primeira mulher de Adão. Alguns de seus aspectos demoníacos já estavam provavelmente em vigor, e os judeus
apenas adotaram essa figura e acrescentaram o que eles viam como a uma história
em sua própria tradição.
Kali e Lilith são muito parecidas. Mesmo
que venham de diferentes tradições e tenham evoluido separadamente , elas
compartilham muitos aspectos. Ambos são sedutoras o suficiente para serem
adotadas por outras de suas próprias tradições. Uma pergunta surge então ,
seria uma mera coincidência ? Ou há algo tão profundamente arraigado na mente
humana que temos que criar poderosas deusas do sexo feminino para amar e temer?
Deusas fora de controle e destrutivas, exemplos negativos para alertar as
mulheres que poderiam obter se tentarem sair da linha ou encorajamento para que
façam isso? Nós temos que criá-las , e nós temos que temê-las . Às vezes
tentamos domá-las . Nós tentamos domar Lilith, de certa forma, empurrando-a
para um lado, ela não é tanto uma deusa da noite, mas uma mulher demoníaca ,
escondendo-se das pessoas e representando os seus maiores medos. Estamos
tentando domar Kali no Ocidente, enfatizando seu lado de mãe e esquecendo seu
lado destruidor . Mas ela vai permitir isso/?
Lilis e
Matrkas
Os machos lilin (ou lili) e as femeas
liliths são os demônios filhos de Lilith. Junto dela, eles possuem o poder de
amaldiçoar recém nascidos enquanto impuros, no caso dos meninos nos oito dias
que precedem a circunsisão e para meninas nos vinte dias após o nascimento.
Durante esta época eles são presas dos lilins e liliths. As mulheres em certas
partes da vida também são presas das fêmeas. Quando ainda virgens durante a
menstruação (um reflexo da ideia judaica de pureza). Gravidas também estão nos
reinos de Lilith e assim como seus bebês precisam de proteção. Se um homem não
é puro em seus pensamentos enquanto deita com sua mulher, e pensa em outra
mulher, a criança que pode nascer é uma presa fácil para os lilins e liliths.
Amuletos foram criados com o nome dos
três anjos que foram enviados a Lilith para pará-la, mas que ela convenceu que
seu propósito era mesmo matar as crianças. Os lilins são os os íncubos e as
liliths as sucubus da mitologia judaica. Eles perseguem não apenas as crianças
matando as que não forem protegidas, mas também caçam homens e mulheres para
sexo. As leis judaicas contra a masturbação e poluções noturnas dão as caras
aqui, os lilins e liliths podem usar isso para gerar ainda mais demônios. Estes
incubos e sucubos podem se agregar a homens e mulheres e prejudicá-los para que
encontrem o divorcio. Eles tem ciúme das companhias humanas e podem causar
abortos e complicações no parto.
Os Matrkas são os irmãs de Kali. Elas
também nasceram de Durga, embora estas crias não possuam muito identidade
próprias. Elas são mais como um grupo, cujo o número esta sempre em estado de
fluxo crescendo ou diminuindo conforme muda a fúria de Durga. Elas também
perseguem as crianças. Elas são o monstro debaixo da cama que pode sair e
estrangular os filhos à noite. Mas elas não assustam tanto as crianças quanto
seus pais. O medo constante de que sua criança pode parar de respirar a noite, da
doença que chega sem fazer alarde e leva os filhos embora. A mortalidade
infantil é atribuida aos Matrkas. Em muitas culturas existe a figura do
estranho, em geral uma mulher, que aparece para raptar as crianças e bebês, Em
culturas onde existe uma alta taxa de mortalidade infantil em geral estas
mortes são atribuidas a uma mulher forasteira que deseja roubar as crianças por
inveja as famílias de todos. Nestas
situações as culturas sempre criam alguém para culpar, pois aceitar mortes
injustas como as das crianças não é algo fácil. As Matrkas perseguem as
crianças até a idade de dezesseis anos quando então assumem o papel inverso e
tornam-se suas protetoras. O que não mata lhe faz mais forte assim que atinge a
idade adulto as pessoas passam a receber a proteção das Matrkas. Os motivos que
levam eles a atacarem os infantes é discutivel. Segundo alguns, trata-se de
uma fúria vingativa por não poderem ter
seus próprios filhos, outros por serem desprezadas por seus maridos, ou ainda
apenas porque nasceram da fúria de sangue de Durga e escolheram as crianças
como suas vítimas. Aos dezesseis as crianças já passaram pela idade de risco e
estão fortes o bastante para sobreviver a mais doenças e dificuldades. Assim,
seus antigos inimigos tornam-se seus aliados.
A figura do predador de crianças é comum
em várias culturas. Geralmente trata-se da figura de uma mulher demoníaca, mas
nem sempre. Tanto os lilis e liliths como os matrkas são uma ameaça para as
crianças pequenas e indefesas. Recém nascidos são mais frágeis a doenças e aos
ladrões silenciosos da noite. A morte de uma criança é sempre algo difícil e
sempre buscou-se um culpado, alguém em quem lançar sua raiva e indignação.
Tanto as liliths como as matrkas servem a este propósito.
A Era de Kali
Recentemente Kali saiu de sua casa nos
poços de cremação para as cidades. Hoje ela é adorada por mais fiéis e é mais
"respeitável" na sociedade. O Ocidente também a adotou. No processo a
imagem de Kali também mudou. Alguns tentam negar seu frenesi. Alguns não estão tão
dispostos a aceitar Kali como uma força destrutiva assustadora e perigosa. Eles
passaram uma mão de tinta hippie sobre ela tentando fazer Kali algo mais
benevolente. Mas eu acho que a sua popularidade brota justamente do seu aspecto
muito assustador. Nosso mundo está um caos. Não só estamos vivendo na era de
Kali (Kali Yuga), recentemente, a tecnologia nos tem jogado em um frenesi de
atividade e progresso. Nós temos a bomba atômica. Temos armas nucleares. Nós
temos AIDS. O mundo é um lugar muito assustador. Pode até não ser pior do que
costumava ser, é apenas uma escala maior de terror agora. Sempre tivemos
desnutrição mas hoje podemos ver as pessoas do outro lado do mundo morrendo de
fome. Temos destruição em uma escala maior do que nunca. Kali personifica todos
os nossos medos. Ela é a deusa do caos. Ela é a força incontrolável que ameaça
destruir o mundo em sua dança frenética. Nós adoramos ela para tentar
acalmá-la. Nos deitamos como Shiva. Queremos acalmá-la, para que ela não acabe
com todos nós.
Lilith foi adotada pelo movimento
feminista como a mulher poderosa por definição, a primeira feminista pois
afinal foi a primeira a rejeitar o que lhe foi imposto. Seu nome é usado hoje
em uma revista feminista de Israel.
Existe hoje a “Lilith Fair” uma feira feminista criada pela ativista
Sara MacLaughlin. Sua presença não é mais usada para assustar as crianças e
deixar as mães preocupadas. Conforme o avanço da medicina não precisamos mais
de bodes expiatórios para justificar nossos medos e raivas como costumávamos
fazer. Lilith é hoje vista também como uma figura ecológica de consciência da
mãe natureza, e sendo associada com a serpente está mudando a imagem da mesma
aos poucos também. A serpente de Lilith pode ter oferecido o fruto para Eva
para ajudá-la. Torna-la consciênte de si mesmo, conhecedora do bem e do mal e
capaz de pensar por si própria. Assim, Lilith até é usada hoje para reinventar
o papel de Eva. Ambas são cada vez mais vistas de maneira positiva, seguindo as
conquistas e crescimento do movimento feminista. Com a ascensão do poder
feminino, instala-se o reino de Lilith. Ela pode ainda ser uma figura
assustadora, mas não é mais vista como uma ameça a sociedade. Nós ignoramos a
parte terrível e lembramos apenas que ela teve coragem de abandonar Adão, e
tomar controle do seu próprio destino.
Nós queremos deusas em nossa época com
quem possamos nos relacionar. Buscamos modelos hoje que mostrem que as mulheres podem ter poder e parearem com os
homens. Mas estes modelos não são comuns de se achar na antiguidade e assim
precisam ser buscados com cuidado. Geralmente achamos estes modelos poderosos
demais e tentamos diluí-los. Tentamos esquecer as partes que nos incomodam ou
inventar algo para justificá-las. É justamente o limite dos nossos medos que as
tornam tão desejáveis. Talvez em nossos tempos modernos, quando o caos reina,
as deidades tenham mesmo que ser tão assustadoras quando nossa época.
Bibliografia:
Hawley,
John Stratton and Wulff, Donna Marie (ed.). Devi: Goddesses of India. (University
of California Press, Los Angeles:1996).
Hawley,
John Stratton and Wulff, Donna Marie (ed.). The Divine Goddess. (Berkeley
Religious Studies Series, Berkely:1986).
Blidstein,
Berald J. In the Rabbis' Garden. (Jason Aronson Inc., New Jersey:1997).
Patai,
Raphael. The Hebrew goddess. (New York,Ktav Pub. House:1968).
Gaiman,
Neil. The Sandman. no. 40, "Parliament of Rooks" (DC Comics).
Note:
I am including a comic book in my bibliography because it is a good comic book,
and in fact includes a lot of real information.
Fonte:
http://reli350.vassar.edu/trover/author.html