quarta-feira, 11 de junho de 2014

As tirinhas gêniais de Andre Dahmer


 Por: Elenilton da Cunha Galvão







André Dahmer  é um desenhista brasileiro. Autor da série de  tirinhas “Malvados”, que normalmente não seguem uma linha cronológica, e têm como personagens dois seres indefinidos, que são costumeiramente comparados a girassóis, tirando daí o apelido que têm, "As flores do mal".





As tirinhas são uma crítica politicamente incorreta aos costumes e prisões do dia-a-dia. Devido ao comportamento dos dois personagens, ficaram conhecidos como Malvadinho (o que mais sofre) e Malvadão (o dono de críticas muito ácidas).



Além dos Malvados, o cartunista é conhecido também por ter criado o personagem Emir Saad, um ditador sádico e egocêntrico, que controla seu reino (o fictício reino do Ziniguistão) na base da carnificina, da ditadura, das ameaças, da tortura e do humor negro; a série de tirinhas "Apóstolos, a série", uma narrativa da história de Jesus mas com várias críticas ao cristianismo e à Igreja católica, a série "Cidade do medo", tirinhas sobre violência e mais recentemente, a série "Quadrinhos dos anos 10", e o já famoso “Terêncio Horto”. 




Entre um e outro de seus personagens e séries de tirinhas, o autor se coloca como personagem autobiográfico e satiriza suas próprias memórias e paranoias, em especial em relação às mulheres.





Suas criações já apareceram no Jornal do Brasil, no portal de internet G1,  na Folha de São Paulo, nas revistas Sexy Premium, Piauí e Caros Amigos. Também foram usadas no tema da redação do Enem de 2013 .