Titã e sua estrutura familiar.
por: Elenilton da Cunha Galvão
Impressionante como a jornada humana na busca por mundos como a Terra esbarra em achados maravilhosos no nosso assombroso universo, de todos os corpos que observamos até agora no Sistema Solar aquele mais parecido com a Terra é uma lua de Saturno denominada "Titã" (foto 1), é assombroso constatar que essa lua, menor que o nosso planeta, possui uma atmosfera 4X (!!!) mais espessa que a nossa, a mesma é constituída principalmente de Metano.
Foto 1 - Vista de Titã |
Em 2004 a NASA enviou para lá a missão Cassini-Huygens para investigar os mistérios dessa lua fabulosa, e o que se descobriu deixou-os de boca-aberta, as primeiras fotos enviadas já no ano de 2005 pela Huygens era de extrema semelhança com alguns ambientes terrestre (foto 2), principalmente porque revelava uma característica de relevo onde apareciam rochas de cantos arredondados, como ocorre com os seixos nos nossos rios, o que poderia, perguntaram-se, ter feito tal procedimento de erosão com aquelas rochas? Visto que o único processo conhecido em nosso sistema era através do desgaste por substância fluídica, água por exemplo.
Foto 2 - Imagem enviada pela sonda Huygens onde podemos notar o formato das rochas em sua superfície. |
A resposta veio logo depois através de algumas fotos da Cassini (foto 3) que revelou a presença de gigantescos lagos contendo uma substância líquida em abundância, que é, acredite, METANO (!!!) com alguns outros hidrocarbonetos... Constatou-se que lá os mesmos processos que acontecem com a água aqui (evaporação, condensação etc...) lá se dá com Metano, o Metano é um gás (aqui na terra) bastante inflamável, lá ele é o fluido que molda o relevo dessa maravilhosa lua... Nada mais elegante nesse incrível universo que o corpo mais parecido com nosso pequeno planeta seja uma corpo imensamente gelado e inflamável.
Foto 3 - Detalhe de lago de Metano enviado pela sonda Cassini. |
Acima vocês podem observar um vídeo feito com o pouso da Huygens.