A República

Conheça e participe do República do Mundo.

Hegemonia liberal e formação das massas

Considerações sobre psicologia de grupo e politica.

A arte gore da propaganda anti-religiosa soviética

As imagens são da revista anti-religiosa Soviética "Bezbozhnik", ela era corrente de 1922 à 1941..

Desenhos russos – animados até demais!

Seres-humanos que namoram peixes, peixes com bocas siliconadas e animais fumando. Eis o universo infantil pela televisão russa.

As Revistas Proibidas

Não era fácil conseguir uma revista erótica no Brasil algumas décadas atrás.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Dos porquês que todo discurso de direita guarda embriões da Ditadura Militar.

Por: Elenilton da Cunha Galvão


Toda vez que ouço alguém usar o termo "petralha" não levo a pessoa a sério, não que eu defenda falhas de um governo, pois todos têm, mas porque sei que o intuito destas pessoas vai muito além disso, seu intuito é justamente enquadrar o Brasil em um sistema de governo que beneficia poucos, e um governo que tem a ousadia de promover politicas sociais tem que cair, pois o elemento básico dos regimes democráticos, o povo, este só serve como massa de manobra e como massa de exploração, jamais deve ser ajudado. Duvidam? Prestem atenção nesta frase do Reinaldo Azevedo, e uma das minhas preferidas:

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Montesquieu e a impunidade


Por: Elenilton da Cunha Galvão



Muito se fala em pena de morte no Brasil, mas por volta de 250 anos atrás Montesquieu já demonstrava que penas severas não diminuem a criminalidade de um país, aliás, não há qualquer diferença entre uma pena branda ou cruel pois o que vale é a sua DEVIDA APLICAÇÃO nos casos concretos, ou seja, evitar-se a impunidade, mas como garantir que não haja impunidade e as penas sejam devidamente dosadas em Estados extremamente garantistas (que asseguram a dignidade da pessoa humana) como no Brasil, sem caírmos em penas mal calculadas, frouxas ou ausentes? Aí reside o "X" da questão, inclusive Montesquieu alerta que a depender da insatisfação do povo para com tal fato, pode haver revoltas que gerem até mesmo revolução. De toda forma creio que em âmbito penal e processual penal, já se faz notória a urgência de uma reforma legislativa. Segue o trecho do livro:


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Catolicismo Pagão


O culto católico, como sobejamente [mais do que necessário] já temos provado, tem por princípio a Política, por meios o embuste e a astúcia e por fim a obtenção do Poder Temporal Mundial.

O Cristo é o pretexto, a cruz — a tabuleta comercial, o altar — o balcão e o clero — o funcionalismo desse colossal empório, que é o Vaticano.

Tudo ali é puro Paganismo; tudo ali é contrário à doutrina do Cristo, começando pelo próprio templo, condenado pelo Rabino [Jesus] e confirmado pelos Apóstolos, em Atos, até o mais comezinho [evidente] instrumento do culto. Tudo é cópia das mitologias, do Ocultismo e da magia negra.

domingo, 8 de dezembro de 2013

HIV AIDS Uma mentira bilionária e assassina


Nos dias 22 e 23 de junho de 1989, foi realizado, no Minascentro, em Belo Horizonte, o 4º Seminário Internacional sobre AIDS. Especialistas dos EUA, da França e do Brasil apresentaram seus conceitos para três mil pessoas, entre profissionais ligados à área e curiosos. O Prof. Peter Duesberg foi a grande atração do seminário, por defender a tese de que o HIV não é o responsável pela AIDS.

sábado, 30 de novembro de 2013

Eric Hobsbawm: a importância do marxismo e da crítica à injustiça social




Por: Bertone de Oliveira Souza¹
       Geneton Moraes Neto²





Eric Hobsbawm : Pecado capital do capitalismo é injustiça social. Pecado capital do socialismo foi a falta de liberdade. Mas ainda há “um vasto espaço para o sonho”                   


 No último mês de outubro fez um ano do falecimento do historiador britânico Eric Hobsbawm. Para quem estuda história, é de conhecimento geral que Hobsbawm é uma das maiores referências em história contemporânea. Seu legado intelectual é vastíssimo e suas contribuições para a renovação do marxismo enquanto perspectiva teórica também foram importantíssimas. Detratores do renomado historiador já tentaram acusá-lo de cúmplice do stalinismo e apoiador de tiranias; nada disso, contudo, pode ser imputado a ele. Hobsbawm faz parte de uma geração de pesquisadores, como E.P. Thompson, Christopher Hill, Raymond Williams que não se dobraram aos direcionamentos reducionistas de certo marxismo nem descartaram o marxismo para a lata de lixo por conta dos direcionamentos totalitários que o socialismo ganhou no decorrer do século XX.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O BRASIL NÃO É RACISTA


Por: Elenilton da Cunha Galvão




       Dizem que no Brasil não existe racismo, sim existe, e o pior deles, o racismo velado escondido no sorriso amarelo dos burgueses e seus capachos que insistem em imaginar que nosso Estado é deles e a eles deve servir. Nossa elite medíocre que simplesmente apagou toda a contribuição histórica dos negros do Brasil que foi erguido no suor e no sangue deles, primeiramente com mecanismos do Estado como o IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) branqueando e maquiando nosso país, agora se apaga com algo chamado liberalismo burguês.


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Bebê se emociona ao ver sua mãe cantar

Não tenho palavras para descrever o que foi assistir esse vídeo, tamanha comunhão, tamanha humanidade, tamanha beleza. Somente a música pra nos fazer tão iguais, tão UM SÓ, lembro que Nietzsche disse que a vida sem a música seria um erro, ele está certo, só a música com tamanha potência pra cena tão bela, as lágrimas caem e ele não solta ruído algum, parece que está em sintonia com a canção, me emocionei....       Assista, se emocione e tire suas conclusões:




terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ponderações


Por: Elenilton da Cunha




SOBRE O SOFRIMENTO

O sofrimento é o maior motor de criação que existe, é muito contraditório passar a vida se reprimindo (e muitas vezes sofrendo com isso) para não sofrer após a morte, a vida em seu sofrimento perene te dá armas para fazer a existência de seus irmãos mais plena, mais compreensível, mais digna e com menos desespero ante a dor _seja ela qual for_, pois o sofrimento é responsável por um auto-conhecimento profundo, e somente aquele que se conhece pode conhecer a humanidade e seus reais problemas.

O Gigante do Cerrado.


Por: Elenilton da Cunha Galvão




Reza a lenda que existe um pequeno gigante que mora no interior do Brasil pelos rumos de Goiás, um gigante muito egocêntrico, um Gigante que não se lembra dos seus pais e tampouco quer lembrar, acredita, contudo que é único no mundo _somente acredita_, pois havia boatos que ele devorava qualquer um que temia estar crescendo ou aparecendo mais que ele próprio. Chamam-lhe de Gigante glutão.


terça-feira, 22 de outubro de 2013

Cantata de Reza






Eclipse




Carne impura em impuras bocas saciando
Bebeste um gole de vinho com éter
Derramado em meu corpo de estrela
Enquanto calado mastigava tuas sementes

"Porque o impronunciável sabe que no dia
em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos,
e sereis como ele, sabendo o bem e o mal."¹

Dentes de mármore, corpo de rubi, olhos de serpente
Em minhas pupilas dilatadas surgiste como o horizonte
escondida sob o manto cristalino e perfumado da noite
e te persigo sem fins e sem meios, és senão o começo.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Do instante à Eternidade

_A garota, O sonho, A imensidão_



Elenilton da Cunha Galvão
21/10/2013




Acordou de sobressalto com o coração acelerado, no quarto escuro tateou o celular, clicou em um dos botões, arregalou os olhos: "três e meia, minha nossa!!! O que houve?!", em pouco tempo as imagens apareceram em flash e trouxeram consigo uma dor no estômago que para ela era algo novo, "água" (pensou), levantou-se devagar calçou o velho chinelo e o arrastou por entre a porta que rangeu ao abrir.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Nióbio e a Rede Globo

Genocidio no Brasil, Campo de concentração em Minas Gerais,  aquela que depois se tornaria o grande ícone da imprensa no Brasil da um show de desinformação; estrangeiros vem no Brasil, filmam tudo e as imagens rodam o mundo.








domingo, 13 de outubro de 2013

O que me interessa no caso "Madeleine"?



Por: Elenilton da Cunha Galvão


Segundo dados da UNICEF no mundo existem cerca de 2,2 bilhões de crianças, destas cerca de 1,2 milhões são vítimas de tráfico humano anualmente, muitas delas vendidas como escravas mas há diversas finalidades para o rapto de um incapaz como a venda de órgãos, trabalho escravo infantil, prostituição infantil, adoção ilegal e etc., claro que esses dados deixam a desejar pois alguns países da África e da Ásia não possuem registros sobre suas crianças, muito menos sobre desaparecimentos, logo, este universo pode ser BEM maior.


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

UPPs: um caminho para a guerra civil?


Especialista em direitos humanos atrela política belicista das autoridades à agonia social em comunidades do Rio de Janeiro



por : Marsílea Gombata 


Em um território no qual 41 civis são assassinados a cada policial que perde a vida, a polícia amedronta em vez de proteger e as ouvidorias são nomeadas pelo secretário de Segurança, a insegurança e a sensação de guerra iminente imperam. Os territórios são invadidos e ocupados, e as vozes, caladas. Com o intuito de ouvir moradores de comunidades silenciadas pelas operações de invasão e ocupação, o livro Vivendo no Fogo Cruzado – Moradores de Favela, Traficantes de Droga e Violência Policial no Rio de Janeiro, lançado nesta quarta-feira 28 pela Editora Unesp, contesta o discurso belicista do governo do Rio de Janeiro e sua política de confronto com os traficantes, encampada pela PM fluminense.


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Breve explanação da situação do semiárido brasileiro


Implicações econômicas e de gênero


Por: Elenilton da Cunha Galvão





“A luta contra a miséria e a fome tem dupla dimensão:
a emergencial e a estrutural. A articulação entre as duas dimensões
é complexa e cheia de astúcias. Atuar no emergencial
sem considerar o estrutural é contribuir para perpetuar a miséria.
Propor o estrutural sem atuar no emergencial é praticar o
cinismo de curto prazo em nome da filantropia de longo prazo”.
(Betinho)


"A bondade é o melhor status que o ser humano pode comprar"
"Recicle seus valores. Eles podem gerar lucros"
(Trechos do filme Quanto Vale ou é por Quilo?)



     Uma análise simplificada do semiárido brasileiro seria dimensionarmos sua extensão abrangido somente o Nordeste, ainda que este corresponda a cerca de 90% do mesmo, a região setentrional de Minas Gerais também divide o clima supracitado, cerca de 21 milhões de pessoas vivem no semiárido brasileiro e suas vidas são guiadas conforme os caprichos do clima local que é caracterizado pela baixa humidade e pouco volume pluviométrico, com precipitações irregulares que marcam essa região por secas constantes que desde a chegada dos portugueses aos dias atuais somam cerca de 72 grandes estiagens conforme registros da ONG Asa Brasil. De vegetação característica, a caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro e bastante heterogêneo é rica em biodiversidade mas possui solo “raso”, ou seja, se escavarmos encontraremos rocha a poucos metros de profundidade dificultando o armazenamento de água e facilitando o escoamento da mesma que se transforma em pequenos córregos e açudes que secam rapidamente.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Uma breve explanação do caso sírio



Por: Elenilton da Cunha Galvão




Os "rebeldes" ao governo sírio são apoiados pelos EUA, os mesmos estão há mais ou menos 3 anos em conflitos contra Bashar Al-Assad sem obter êxito, até que de repente há um ataque com armas químicas matando mais de 1000 pessoas em pouco tempo, número aviltante para qualquer ser humano que tenha a miníma consciência sobre o valor de uma vida, pelo ato o governo acusa os opositores e os opositores o governo, então quem promoveu esse ataque?

terça-feira, 30 de julho de 2013

Do Instante à Eternidade


por Elenilton da Cunha Glavão




É consenso entre os teóricos da Teoria da Relatividade que se pudéssemos nos mover em velocidade perto à da luz a eternidade passaria em um piscar de olhos, milênios passariam à nossa frente enquanto teríamos a sensação de terem se passado poucos anos.


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sobre a vida, o tempo, o sofrimento e o Cosmos... Uma reflexão.


Por: Elenilton da Cunha Galvão



Não devemos pensar no tempo como algo linear, pois o mesmo não é, é então somente uma suposição nossa de ser ele o construtor da vida, como uma força mecânica ativa nas nossas escolhas, se pensarmos bem, na verdade, tudo já está aqui e lá, e o tempo apenas nos serve de garçom trazendo nossa vida à nós.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

O amor não acaba


 Marcelo Rubens Paiva





O amor acaba? O cara disse. Numa esquina, num domingo, depois do teatro e do silêncio, na insônia, nas sorveterias, no elevador, como se lhe faltasse energia. Tenho dúvidas. Ele não volta? Não deixa rastro? Não renasce? Volta. 


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sêneca e a Raiva




LUCIUS ANNAEUS SENECA (4 a.C. - 65 d.C.) - Filósofo da Ética. Teve importante papel na vida pública, política do Império Romano. Foi conselheiro de Nero, orador, advogado e primeiro representante do estoicismo romano, escola filosófica voltada às questões morais. Suas idéias estavam centradas no desapego aos bens materiais, na busca pela tranqüilidade da alma, na aceitação serena do destino, na harmonia com a natureza e na brevidade da vida humana.


segunda-feira, 18 de março de 2013

A fantástica Io e a morte geológica dos planetas.

Um estudo sobre o inicio do Sistema Solar e suas implicações no status quo planetário.

Por: Elenilton da Cunha Galvão



Uma das lendas mais difundidas na sociedade em geral é a da existência de vida em Marte, apesar do jipe-robô Curiosity que estuda a superfície do planeta vermelho, ter identificado em sua amostras enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono, que são alguns dos ingredientes químicos essenciais para a formação de vida, e apesar dos cientistas da NASA afirmarem que por este motivo o planeta vermelho "pode" ter abrigado vida um dia, ou no mínimo foi um planeta habitável, é bem difícil que Marte tenha abrigado vida complexa. Mas, como foi afirmado, Marte já foi um planeta HABITÁVEL, então, o que levou nosso vizinho dono do maior vulcão (e ao mesmo tempo montanha) conhecido do sistema solar (O Monte Olimpo) a ser esse deserto gelado que é hoje?


O Calendário dariano


calendário dariano é um calendário designado para servir as necessidades de uma futura colonização no planeta Marte. Foi criado pelo engenheiro aeroespacial e cientista político Thomas Gangale em 1985 e nomeado em honra do seu filho Darius.


segunda-feira, 11 de março de 2013

Esse Assombroso Universo


Titã e sua estrutura familiar.

por: Elenilton da Cunha Galvão 




Impressionante como a jornada humana na busca por mundos como a Terra esbarra em achados maravilhosos no nosso assombroso universo, de todos os corpos que observamos até agora no Sistema Solar aquele mais parecido com a Terra é uma lua de Saturno denominada "Titã" (foto 1), é assombroso constatar que essa lua, menor que o nosso planeta, possui uma atmosfera 4X (!!!) mais espessa que a nossa, a mesma é constituída principalmente de Metano.


Foto 1 - Vista de Titã 
Em 2004 a NASA enviou para lá a missão Cassini-Huygens para investigar os mistérios dessa lua fabulosa, e o que se descobriu deixou-os de boca-aberta, as primeiras fotos enviadas já no ano de 2005 pela Huygens era de extrema semelhança com alguns ambientes terrestre (foto 2), principalmente porque revelava uma característica de relevo onde apareciam rochas de cantos arredondados, como ocorre com os seixos nos nossos rios, o que poderia, perguntaram-se, ter feito tal procedimento de erosão com aquelas rochas? Visto que o único processo conhecido em nosso sistema era através do desgaste por substância fluídica, água por exemplo.


sexta-feira, 8 de março de 2013

Da Personalidade Jurídica

Um debate sobre laicidade, direitos humanos e sociais.

Por: Elenilton da Cunha Galvão




Há sempre, em qualquer ramo científico que se preze, debates que adentram campos diversificados quando procura-se soluções plausíveis sobre determinados problemas que o envolvem, todavia, as ciências jurídicas guardam especial relevo e diferimento quando ao tentar resolver suas implicações normativas leva o contexto social, nem sempre cientifico, em consideração, ou seja, a mentalidade, o "satus quo" daquele momento social, nada demais diriam alguns, este humilde blogueiro, contudo, considera que reside aí o cerne, a engrenagem, e a problemática do direito.


quinta-feira, 7 de março de 2013

A situação venezuelana e a sedução de Mefistófeles


por: Elenilton da Cunha Galvão




Considerando os últimos fatos sobre a morte do então presidente venezuelano Hugo Chávez, o cenário que cerca a nossa querida América do Sul à primeira vista é mais sombrio do que apaziguador.