A República

Conheça e participe do República do Mundo.

Hegemonia liberal e formação das massas

Considerações sobre psicologia de grupo e politica.

A arte gore da propaganda anti-religiosa soviética

As imagens são da revista anti-religiosa Soviética "Bezbozhnik", ela era corrente de 1922 à 1941..

Desenhos russos – animados até demais!

Seres-humanos que namoram peixes, peixes com bocas siliconadas e animais fumando. Eis o universo infantil pela televisão russa.

As Revistas Proibidas

Não era fácil conseguir uma revista erótica no Brasil algumas décadas atrás.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

A Polícia Militar é uma invenção da ditadura


Por IHU


O problema brasileiro está aí, escancarado, é fácil de identificar, mas deve haver propostas e uma visão ideológica para evitar a presença do salvador da pátria”, afirma Jair Krischke

terça-feira, 24 de junho de 2014

As Revistas Proibidas


Por: Matheus Trunk



Não era fácil conseguir uma revista erótica no Brasil algumas décadas atrás. Catecismos, revistinhas de bolso e de barbeiro eram vendidos de maneira quase clandestina. Mesmo assim, diversas publicações surgiram e muitas não passaram dos primeiros números. As chamadas “revistas proibidas” eram acusadas de alienantes pela esquerda e de veículo de formação comunista pela direita. Tanto que várias tiveram problemas com a Censura e com as ligas católicas.

50 verdades sobre a Revolução Cubana


Por: Salim Lamrani



Símbolo dos desejos de independência da América Latina e do Terceiro Mundo, a Revolução Cubana marcou a história do século XX.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Michael Malloy, o verdadeiro duro de matar


Por: Elenilton da Cunha Galvão








Michael Malloy era um bombeiro de ascendência irlandesa de 50 anos de idade, e um bêbado em tempo integral. Como muitos em sua situação, ele passou mais tempo bebendo que trabalhando devido a isso acabou nas ruas como muitas pessoas depois da grande recessão de 1929, na década de 1930, porém, seu hobby (a bebida) se tornou ilegal quando a Lei Seca, também conhecida como The Noble Experiment, começou a vigorar nos Estados Unidos.

O amor indiano da filha de Stálin


Por: Dmítri Romendik




Única filha de Iossif Stálin, Svetlana Alliluieva teve uma vida tão rica em aventuras e peripécias que seria possível filmar uma série inteira sobre ela.

Liberdade e determinismo e a Eterna Pergunta



Por: Elenilton da Cunha





domingo, 22 de junho de 2014

Lola Benvenutti, a moça das letras e do sexo pago


Por: Sara Magalona e Tamara Fisch
Fotos: Julia Rodrigues




O garçom do bar no Baixo Augusta, em São Paulo, estava plantado ao lado dela, atento a cada palavra. Tímido, pediu desculpas ao interromper a conversa quando ela falava de fetiches. Na mesa ao lado, homens sóbrios de terno e gravata olhavam as pernas nuas de Lola Benvenutti. O rabo de cavalo e o short curto exibiam a juventude dos seus 22 anos. As palavras denotavam a experiência.

Kali e Lilith



Por: Florence Trover



Kali e Lilith, duas deusas geográfica, histórica e culturamente tão distantes são também assustadoramente muito parecidas.

sábado, 21 de junho de 2014

Bebidas alcoolicas famosas da América Latina


Por: Elenilton da Cunha Galvão







Tomado pelo espiríto da Copa do Mundo, que como li recentemente de um colunista, nem é mais a Copa do Brasil, mas a Copa da América Latina, humildemente resolvi fazer essa blogagem sobre um assunto que gosto muito, álcool, rs, oras! Seria tolice imaginarmos que nesse grande e diverso continente com mais de 21 milhões de quilômetros quadrados e que engloba 21 países só nossa caipirinha fosse famosa...   Me acompanhem nessa viagem:

sexta-feira, 20 de junho de 2014

A arte gore da propaganda anti-religiosa soviética.


Por: Elenilton da Cunha Galvão




As imagens abaixo são da revista anti-religiosa Soviética, Bezbozhnik ela era corrente de 1922 à 1941. A publicação foi fundada pela Liga dos ateus militantes, uma organização dos membros do Partido Comunista da União Soviética, mas não fazia parte da propaganda oficial do partido.

sábado, 14 de junho de 2014

Amor: castigo divino ou obra do demônio?




Por: Mary del Priore




Abandono - Guillaume Seignac (1870-1924)

Abandono - Guillaume Seignac (1870-1924)



“O amor tendo abusado dos olhos, como verdadeiros espiões e porteiros da alma, deixa-se deslizar docemente por um par de canais e caminha insensivelmente pelas veias até o fígado e imprime subitamente um desejo ardente da coisa que é ou parece amável, acende a concupiscência e por este desejo começa toda a sedição … vai diretamente ganhando a cidadela do coração, o qual, estando uma vez mais assegurado como o mais forte lugar, ataca depois tão vivamente a razão e todas as potências nobres do cérebro, que ela se sujeita e torna-se totalmente escrava.” (João Curvo de Semedo)

quarta-feira, 11 de junho de 2014

As tirinhas gêniais de Andre Dahmer


 Por: Elenilton da Cunha Galvão







André Dahmer  é um desenhista brasileiro. Autor da série de  tirinhas “Malvados”, que normalmente não seguem uma linha cronológica, e têm como personagens dois seres indefinidos, que são costumeiramente comparados a girassóis, tirando daí o apelido que têm, "As flores do mal".

domingo, 8 de junho de 2014

O fascismo ronda o Brasil em 2014



Por: Frei Betto*


Ao votar este ano, reflita se por acaso você estará plantando uma semente do fascismo ou colaborando para extirpá-la







Jean-Marie le Pen, líder da direita francesa, sugeriu deter o surto demográfico na África e estancar o fluxo migratório de africanos rumo à Europa enviando, àquele sofrido continente, “o senhor Ebola”, uma referência diabólica ao vírus mais perigoso que a humanidade conhece. Le Pen fez um convite ao extermínio.

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy propôs a suspensão do Tratado de Schengen, que defende a livre circulação de pessoas entre trinta países europeus. Já a livre circulação do capital não encontra barreiras no mundo… E nas eleições de 25 de maio a extrema-direita europeia aumentou o número de seus representantes no Parlamento Europeu.

Conheça a "Not Art"



Por: Giuliano Féres




Warsheh é o nome do duo criativo composto pelos designers Mothanna Hussein e Hadi Alaeddin, ambos naturais da Jordânia. Um de seus projetos mais recentes intitulado “Not Art” consiste em uma série de ilustrações conceituais, combinando pinturas conhecidas com formas geométricas, utilizando como base a proporção áurea.

Os crimes de Stepan Bandera, herói dos neonazistas ucranianos




Por Cristiano Alves


Stepan Bandera


NOTA DE INTRODUÇÃO: O nome de Stepan Bandera tem ficado cada vez mais popular após os últimos acontecimentos no cenário mundial referentes à Ucrânia, onde tem lugar uma guerra civil pela independência de algumas partes do país e uma considerável ameaça de uma nova guerra mundial, dados os movimentos de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte e da Federação Russa em direção às fronteiras deste último. O fato também culminou na saída do G8.

Stepan Bandera é reverenciado pelos ativistas da Maydan, mesmo é defendido em alguns blogs lusófonos. Mas quem é esse homem cuja personalidade é cultuada em eventos na Ucrânia, que tem estátuas erguidas em seu nome e grandes retratos afixados em prédios públicos? Seu legado é positivo para a Ucrânia ou para o mundo?

domingo, 1 de junho de 2014

Quanto mais presos, maior o lucro


Por: Paula Sacchetta

Na primeira penitenciária privada desde a licitação, o Estado garante 90% de lotação mínima e seleciona os presos para facilitar o sucesso do projeto. Veja o Minidoc e a reportagem

Um Deus imanente. O ateísmo como verdadeira salvação



Por Amom R. Morais


“Aceita, meu filho, um conselho final: o uso dos livros não tem fim e o estudo em demasia é enfadonho”. (Livro do Eclesiastes, 12,12)
“Creio porque é absurdo”.
“É a ti que chamo, alma simples, ainda no redil, não manipulada ainda e privada de cultura...Preciso da tua ignorância, porque ninguém confia em quatro noções de cultura”. Tertuliano de Cartago (apologista cristão)

As substâncias horripilantes que as pessoas misturam na cocaína


Por: Kim Gosmer






A cocaína é uma droga dos infernos e fácil de encontrar em qualquer lugar. Naturalmente, os distribuidores da droga estão sempre pesquisando alternativas para aumentar a margem de lucro, o que significa que eles estão misturando a “caspa do capeta” com todo tipo de aditivo desagradável. Perguntamos a Kim Gosmer, um químico especializado no estudo de narcóticos, que tipo de coisas prejudiciais podemos encontrar nos papelotes de hoje em dia.

Série fotográfica compara transexuais com adolescentes




Em uma série inusitada e intrigante, ambas as figuras estão florescendo em feminilidade. Embora cada uma por um caminho diferente, as fotos são uma correlação entre dois estágios de transformação: o emparelhamento de meninas adolescentes com transexuais.



O ensaio fotográfico chamado de "White" está atualmente em exposição no The Hammer Museum, em Los Angeles, nos Estados Unidos.


White


Adolf Hitler e Eva Braun fugiram para a Argentina em um submarino.



Documentos do FBI recentemente desclassificados como confidenciais, provam que o governo americano sabia que Hitler não havia cometido suicidio e vivia tranquilamente no sopé da Cordilheira dos Andes mesmo  depois de muitos anos do término da Segunda Guerra Mundial. Clique aqui, no site do FBI  para comprovar tranquilamente esta informação.

Hitler

Fotografias criativas de pinturas clássicas






Abaixo está uma seleção com 19 pinturas clássicas reproduzidas de forma criativa por amantes da arte usando câmeras fotográficas.

A maior parte das imagens vieram do site booooom.com que, em parceria com a Adobe, criou o projeto “Remake”. Nele, estudantes de todo o Reino Unido recriaram pinturas clássicas usando fotografia.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A história da Arroba





Na Idade Média, os livros eram escritos pelos copistas à mão. Precursores da taquigrafia, eles simplificavam o trabalho substituindo letras, palavras e nomes próprios, por símbolos, sinais e abreviaturas. Não era por economia de esforço nem para o trabalho ser mais rápido (tempo era o que não faltava naquele tempo). O motivo era de ordem econômica: tinta e papel eram caríssimos.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Desenhos russos – animados até demais!


Por:     Sasha Yakovleva

Seres-humanos que namoram peixes, peixes com bocas siliconadas e animais fumando. Eis o universo infantil pela televisão russa.

Ursinho Pooh

Hoje, a minha colega de trabalho e grande amiga brasileira Fernanda me contou sobre o seu fim de semana. “Depois de beber um monte de vinho, fiquei vendo os desenhos animados mais alucinantes do mundo – os russos!”, falava ela toda empolgada, listando alguns nomes. “Você assistiu mesmo a isso na infância, Sasha?”, perguntou. E ao receber um “sim” como resposta, logo percebi sua cara de surpresa.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Quanto de barbárie existe ainda dentro de nós?


Por: Leonardo Boff

Demos um dia, há milhares de anos, o salto da animalidade para a humanidade, do inconsciente para o consciente, do impulso destrutivo para a civilização. Mas esse salto ainda não se completou totalmente.

 Leonardo Boff

Perversidades sempre existiram na humanidade, mas hoje com a proliferação dos meios de comunicação, algumas ganham relevância e suscitam especial indignação. O caso mais clamoroso, nos inícios de maio de 2014, foi o linchamento da inocente Fabiane Maria de Jesus em Guarujá no litoral paulista. Confundida com uma sequestradora de crianças para efeito de magia negra, foi literalmente estraçalhada e linchada por uma turba de indignados.

Rostov: A Capital Mundial dos Serial Killers



Rostov

Algo profundamente tenebroso espreita entre as ruas mal iluminadas de uma cidade do continente europeu. Ao longo das margens enevoadas de um silencioso rio, ouvem-se gritos e sussurros que ecoam por todo local. Essas ruas mal iluminadas acompanhadas de perto pela névoa deste silencioso rio, ficam em uma cidade com cerca de 1,5 milhão de habitantes ao sul da Rússia. E é nesta cidade que o cheiro da morte é sentido como em nenhum outro lugar do mundo.

Replantando restos de alimentos


Por: Elenilton da Cunha Galvão


Alguns alimentos são bem úteis se no lugar de descartar suas sobras você simplesmente replanta-los, veja essas ótimas alternativas para usar de maneira sustentável suas compras da feira semanal que a Wholefoodsmarket disponibilizou.

Conheça o lugar na Venezuela onde os relâmpagos nunca param


Por Claudia Borges

relâmpagos


Em algum momento de 260 a 300 noites de um ano qualquer, os céus sobre o rio Catatumbo, na Venezuela, são iluminados por tempestades de relâmpagos. E não é apenas qualquer tipo de raio. Em média, cada tempestade noturna dura cerca de 10 longas horas e os céus são rasgados por milhares de raios a cada noite.

Kvass, a verdadeira bebida nacional russa


Por: Jennifer Eremeeva*



Levemente alcóolica e gaseificada, uma bebida de coloração marrom escura chamada kvass mata a sede dos russos desde os tempos remotos.



O kvass clássico possui textura e acidez semelhantes a uma sidra e é produzido por meio da fermentação de pão preto ou de centeio, água mineral e ervas, embora tenham surgido versões alternativas com frutas silvestres, outros tipos de grão e beterraba.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Kawehi, uma das garotas mais talentosas da atualidade


Por Elenilton da Cunha


Um tempo atrás passeando na timeline do facebook me deparei com um vídeo simples, caseiro, de uma garota gravando uma música ao lado dos seus dois cachorrinhos como plateia, seu nome é Kawehi, e eu, pobre mortal, fiquei tão surpreso com o que vi e ouvi que até hoje realmente não consigo acreditar em tamanha talento e perfeição musical utilizando equipamentos tão simples, consta que ela é conhecida como “One-Woman Band” pois consegue fazer absolutamente TUDO sozinha.

Filme " Em boa companhia": uma reflexão das instituições e as mudanças do Trabalho




Por Amom R. Morais

        




         Lançado em 2005, tendo como diretor Paul Weitz, o filme “Em Boa Companhia” é uma comédia com um pano de fundo dramático, podendo ser classificado como uma “dramédia”, gênero em moda nos últimos tempos em Hollywood e em muitas séries atuais. A interpretação de um filme é sempre relativa e sua conclusão em termos de significação termina no espectador. No entanto, alguns críticos de cinema afirmam que para se chegar a uma verdade de um filme de terror é necessário retirarmos dele o núcleo e os elementos de terror e assim chegaremos ao verdadeiro conflito subjacente. Nesse sentido, eu estenderia essa fórmula para os todos os gêneros, se desconsiderarmos o núcleo que caracteriza o filme enquanto gênero, ficamos com seus antagonismos reias. No nosso caso aqui, abandonaríamos os aspectos cômicos e dramáticos hollywoodianos contidos “Em Boa Companhia”, que apesar do final reconciliador, possui uma sub- narrativa correspondente à contradições de processos históricos reais vivenciadas por muitos de nós.

Os "segredos" da TV REVOLTA


O que está por trás do crescimento superficial de uma página conhecida por divulgar, entre fotos de gatinhos e frases de auto-ajuda, um discurso raivoso que engana, principalmente, os mais jovens?

João Revolta, autor da página TV Revolta

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Religiões afro-brasileiras, uma questão filosófica



Por: Nei Lopes

O juiz Eugenio Rosa de Araújo, da 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro, rejeitou a retirada da internet de 15 vídeos contra o candomblé e a umbanda, alegando que os cultos afro-brasileiros “não constituem religião”, pois não se baseiam em apenas um livro nem têm apenas um deus. Os vídeos foram postados por representantes de igrejas evangélicas. No artigo abaixo, o escritor Nei Lopes explica os fundamentos dos cultos de origem africana e seu caráter religioso.

Ritual de iniciação das filhas-de-santo. Bahia, Brasil, 1951. Fotografia de José Medeiros/Acervo IMS.

"TV Revolta" o fenômeno da pregação do ódio seletivo na internet




Por que se fala tanto da TV Revolta, página que detona os direitos humanos, os pobres, os "preguiçosos e vagabundos que dependem de programas sociais", enquanto defende Sheherazade, Bolsonaro e afaga a polícia?

João Vitor Almeida Lima, criador do TV Revolta, se define como um “rapaz de 30 anos indignado com o sistema”

Resenha da obra "Que Fazer?" de Vladimir Ilitch Lenin



 Por: Eli Magalhães

 QUE FAZER?
Problemas candentes do nosso movimento
V. I. Lênin
Edições Avante; 2ª Ed. -





Introdução

O presente trabalho não é mais do que a tentativa de organizar uma síntese sistemática dos pontos que julgamos relevantes na leitura da obra Que Fazer? do revolucionário russo Vladimir Lênin. Longe de representar um estudo de fôlego que busque investigar os nexos mais profundos do texto em questão, pretendemos aqui, tão somente, organizar as idéias formuladas a partir de sua leitura. A consulta ao texto original queda, portanto, indispensável para a resolução dos reais problemas acerca dos quais ele se debruça e em relação aos quais pode oferecer, ainda na atualidade (quase 110 anos depois de ter sido escrito), aclareamentos dos quais a esquerda socialista não se pode furtar.


sábado, 17 de maio de 2014

10 razões para amar o presidente uruguaio José Pepe Mujica


Entre outras coisas, o ex-guerrilheiro marxista legalizou a maconha, o aborto e rejeita os benefícios da presidência. Em um mundo faminto por alternativas, suas inovações colocaram o Uruguai no mapa como uma das governanças progressistas e criativas mais empolgantes


Por: Medea Benjamin, em Alternet | Tradução: Vinicius Gomes


O presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, um ex-guerrilheiro marxista de 78 anos – passando 14 deles na prisão e em sua maioria na solitária, recentemente visitou os EUA para um encontro com o presidente Barack Obama, no qual falaram sobre variados assuntos. Ele disse à Obama que os norte-americanos deveriam fumar menos e aprender mais idiomas. Discursou para uma sala cheia de empresários na Câmara do Comércio dos EUA sobre os benefícios na redistribuição de riqueza e aumento do salário para a classe trabalhadora. Falou aos estudantes da American University que não existem “guerras justas”. Qualquer que fosse a audiência, ele falava espontaneamente e com uma honestidade tão brutal que ficava difícil não amar o cara.

Aqui estão as 10 razões para você também amar o presidente Mujica.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Setes países para os reaças se mudarem



Por Elenilton da Cunha Galvão


Nesses dias de alvoroço popular ouvimos muitas reclamações da classe "mérdia" brasileira com relação aos serviços públicos, aos impostos, ao preço da gasolina, aos governantes e etc. juntamente com seus brados de indignação vem junto o espirito de vira-lata elogiando os Estados Unidos, a Alemanha, a França, a Noruega e outros países como "modelos a se seguir" e "exemplos" para nosso Brasil "atrasado" (segundo eles, claro!).

Hegemonia liberal e formação das massas: considerações sobre psicologia de grupo e a política



Por Amom R. Morais*





Psicologia de grupo a serviço do consumismo

           No início do século vinte as teorias de Sigmund Freud começam a ganhar notoriedade nos círculos acadêmicos e na sociedade de modo geral, pelo caráter polêmico de suas descobertas a respeito da natureza do funcionamento da mente humana. A maior descoberta da psicanálise foi sua noção de inconsciente e sua implicação nos comportamentos individuais e também grupais. Mas essas noções de instintos ou pulsões que a consciência humana desconheceria não foram rapidamente aceitas pelos círculos de intelectuais e por outros segmentos da sociedade facilmente. Haja vista, pelos típicos processos de constituição dos laços sociais da época, moralmente orientados pelas regras puritanas, mais precisamente do período vitoriano.   Para uma sociedade europeia impulsionada pelo confiança no progresso da modernidade a teoria freudiana causava escândalo pela introdução de uma dimensão irracional e ilógica que perpassaria o humano, de modo a denunciar a impotência e o engano do senhorio da razão absoluta, controladora e esclarecida, herdada do iluminismo. 

5 Motivos Pelos Quais Vai Ter Copa Pra Caralho




Os atuais e futuros calouros de humanas estão ocupando as ruas e o Facebook com brados de “Não Vai Ter Copa”. Este post não só irá provar que eles estão enganados como também irá explicar porque. Preparados? Então bota sua mascara do Anonymous, molha um paninho no vinagre e vem comigo!


1. Os estádios já estão prontos




Eu posso não ser nenhum primeiro lugar em medicina da USP mas me parece meio estúpido querer que usem os dinheiros gastos nos estádios para construir escolas e hospitais agora que já está tudo pronto. Vamos fazer o que? Derrubar o Mineirão, vender a sucata e construir escolas e hospitais com o que conseguirmos? Além disso, vamos ser sinceros, vocês nem gostam tanto assim de estudar e de que adianta um hospital novo se o médico la dentro vai falar que você tem virose?

Tutorial direcionado aos cidadãos do blog "Republica do Mundo"




Por: Elenilton da Cunha Galvão


Olá meus pequenos gafanhotos, essa postagem é direcionada à vocês, ensinarei uma maneira prática de fazer postagens para este humilde blog sem necessidades de muitos rodeios, vamos lá:

Doravante, vocês iniciarão suas postagens escrevendo seus textos no programa “Word” ou semelhante, depois de feito, formatem os parágrafos da seguinte maneira:


quarta-feira, 14 de maio de 2014

O maravilhoso legado de H.R. Giger


Por: Elenilton da Cunha Galvão


No ultimo dia 12 morreu o surreal artista suíco H.R. Giger, para quem não sabe foi quem criou o Alien, aquele filme do começo da década de 80 que ultimamente obteve um “reload” com o filme Prometeus (aliás, ótimo filme), sim, mas para mim, sempre me lembrarei de Giger como o criador das belas obras que ilustram o álbum “Brain Salad Surgery” da banda Emerson Lake & Palmer.

Lava azul garante incrível espetáculo da natureza na Indonésia








Vulcões em erupção, apesar de todos os riscos, são capazes de proporcionar um grande espetáculo da natureza. Na Indonésia, a montanha Kawa Ijen vai além, transformando a paisagem local em cenário de outro planeta.


Veja os 10 encontros de águas mais incríveis do mundo



Por: Priscila Reis Miranda




Um encontro das águas, apesar de parecer um termo literário, nada mais é, na linguagem dos geógrafos, do que a reunião de dois ou mais corpos de água. Conhecido também como uma confluência, o fenômeno se refere ao ponto onde duas correntes ou mais se encontram para formar um novo rio.