Por: Leonardo Boff
Demos um dia, há milhares de anos, o salto da
animalidade para a humanidade, do inconsciente para o consciente, do impulso
destrutivo para a civilização. Mas esse salto ainda não se completou totalmente.
Perversidades sempre existiram na
humanidade, mas hoje com a proliferação dos meios de comunicação, algumas
ganham relevância e suscitam especial indignação. O caso mais clamoroso, nos
inícios de maio de 2014, foi o linchamento da inocente Fabiane Maria de Jesus
em Guarujá no litoral paulista. Confundida com uma sequestradora de crianças
para efeito de magia negra, foi literalmente estraçalhada e linchada por uma
turba de indignados.
Tal fato constitui um desafio para a
compreensão, pois vivemos em sociedades ditas civilizadas e dentro delas
ocorrem práticas que nos remetem aos tempos de barbárie, quando ainda não havia
contrato social nem regras coletivas para garantir uma convivência minimamente
humana.
Há uma tradição teórica que tentou
dilucidar tal fato. Em 1895 Gustave Le Bon escreveu, quiçá por primeiro, um
livro sobre a “Psicologia das massas”. Sua tese é que uma
multidão, dominada pelo inconsciente, pode formar uma “alma coletiva” e passa a
praticar atos perversos que, a “alma individual”, normalmente jamais
praticaria. O norte-americano H. L. Melcken ainda em 1918 escreveu “A
Turba” um estudo judicioso sobre o fato e mostra a identificação do
grupo com um lider violento ou com uma ideologia de exclusão que ganha então um
corpo própro e, sem controle, deixa irromper o bárbaro que que ainda se aninha
no ser humano. Freud em 1921 retomou a questão com o seu “Psicologia
das massas e a análise do eu”. Os impulsos de morte, subsistentes no
ser humano, dadas certas situações coletivas, diz ele, escapam ao controle do
superego (consciência, regras sociais) e aproveitam o espaço liberado para se
manifestar em sua virulência. O indivíduo se sente amparado e animado pela
multidão para dar vazão à violência escondida dentro dele.
A análise mais instigante foi feita
pela filósofa Hannah Arendt. Em 1961 acompanhou em Jerusalém todo o processo de
julgamento do criminoso nazista Adolf Eichamann por crimes contra humanidade.
Arendt escreveu em 1963 um livro que irritou a muitos:”Eichmann em
Jerusalém:um relato sobre a banalização do mal”. Ela cunhou a
expressão “a banalização do mal”. Mostrou como a identificação com a figura do
“Führer” e as ordens dadas de cima podem levar às piores barbaridades com
a consciência mais tranquila do mundo. Mas não só em Eichmann se expressa a
barbárie. Também naqueles judeus que extravassavam seu ódio a ele, exigindo os
piores castigos, como expressão também de um mal interno.
Que concluimos disso tudo? Que um
conceito realista do ser humano deve incluir também sua desumanidade.
Somos sapentes e dementes. Em outras palavras: a
barbárie, o crime, o assassinato pertencem ao âmbito do humano. Demos um dia,
há milhares de anos, o salto da animalidade para a humanidade, do inconsciente
para o consciente, do impulso destrutivo para a civilização. Mas esse salto
ainda não se completou totalmente.
Carregamos dentro de nós, latente mas
sempre atuante, o impulso de morte. A religião, a moral, a educação, o trabalho
civilizatório foram os meios que desenvolvemos para pôr sob controle esses
demônios que nos habitam. Mas essas instâncias não detém aquela força que possa
submeter tais impulsos às regras de uma civilização que procura resolver os
problemas humanos com acordos e não com o recurso da violência.
Cumpre reconhecer que vigora em nós
ainda muita barbárie. Não diria animalidade, pois os animais se regem por
impulsos instintivos de preservação da vida e da espécie. Em nós esses impulsos
perduram mas temos condições de conscientizá-los, canalizá-los para tarefas dignas,
através de sublimações não destrutivas, como Freud e recentemente, o filósofo
René Girard com seu “desejo mimético” positivo tanto insistiram.
Mas ambos se dão conta do caráter
misterioso e desafiante da persistência desse lado sombrio (pulsão de morte em
dialética com a pulsão de vida) que dramatiza a condição humana e pode levar a
fatos irracionais e criminosos como o linchamento de uma pessoa inocente.
Todos pensamos nos linchadores. Mas
quais seriam os sentimentos de Fabiane Maria de Jesus, sabendo-se inocente e
sendo vítima da sanha da multidão que faz “justiça” com suas próprias mãos? A
questão principal não é o Estado ausente e fraco ou o sentimento de impunidade.
Tudo isso conta. Mas não esclarece o fato da barbaridade. Ela está
em nós. E a toda hora no mundo ela ressurge com expressões inomináveis
de violência, algumas reveladas pela Comissão da Verdade que analisa as
torturas e as abominações praticadas por tranquilos agentes do Estado de
terror, implantado no Brasil.
O ser humano é uma equação ainda não
resolvida: cloaca de perversidade para usar uma expressão de Pascal e ao mesmo
tempo irradiação de bondade de uma Irmã Dulce na Bahia que aliviava os
padecimentos dos mais miseráveis. Ambas realidades cabem dentro desse ser
misterioso – o ser humano – que sem deixar de ser humano ainda pode ser
desumano.
Temos que completar ainda o salto da
barbárie para a plena humanidade. A situação violenta do mundo atual, também
contra a Mãe Terra nos deixa apreensivos sobre a possibilidade de um desfecho
feliz deste salto. Só mesmo um Deus nos poderá humanizar.
Ele tentou mas acabou na cruz. Um dos significados da ressurreição é nos dar a
esperança que ainda é possível. Mas para isso precisamos crer e esperar.
Fonte: http://www.brasildefato.com.br/node/28585
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