sexta-feira, 16 de maio de 2014

Tutorial direcionado aos cidadãos do blog "Republica do Mundo"




Por: Elenilton da Cunha Galvão


Olá meus pequenos gafanhotos, essa postagem é direcionada à vocês, ensinarei uma maneira prática de fazer postagens para este humilde blog sem necessidades de muitos rodeios, vamos lá:

Doravante, vocês iniciarão suas postagens escrevendo seus textos no programa “Word” ou semelhante, depois de feito, formatem os parágrafos da seguinte maneira:


É importante observar as seguintes definições:


Atentem-se para que esteja conforme a imagem acima. Ainda no programa “Word”, coloquem o autor do texto (vocês ou outra pessoa)  e usem a fonte e o tamanho da mesma conforme a imagem especifica abaixo:


Feito isto selecionem o corpo do texto e coloquem a fonte e o tamanho da mesma conforme a imagem apresenta abaixo:


Terminada esta etapa, e ainda no “Word”, caso você tenham usado alguma referência bibliográfica ou fontes de pesquisa (link's e etc), vocês selecionarão estes e procederão conforme a imagem demonstra abaixo:


Agora começa a parte mais demorada, mas nada demais. Concluída a etapa anterior e depois de confirmado o meu convite no e-mail de cada um de vocês, cada um entrará no seguinte endereço: www.blogger.com, vocês serão redirecionados para uma tela igual a que apresento na imagem abaixo, preencham com seu e-mail e senha do Google, se não possuirem conta no GMAIL, façam uma e me avisem que reenvio o convite para colaborador do site, vale ressaltar que o e-mail e senha é a mesma utilizada no GMAIL:


Feito o login vocês serão encaminhados para uma página semelhante a imagem abaixo, cliquem na opção em destaque, ou seja, no nome do blog:



Vocês serão encaminhados para outra tela (imagem), nessa tela vocês terão as seguintes opções:

  • Em vermelho: todas as postagens já feitas por mim (o fundador) e pelos outros autores do blog, vale lembrar que vocês só podem visualiza-las, não podem editar ou apagar postagens dos outros colaboradores.
  • Em verde: opção de visualização do blog, vocês serão encaminhados ao sítio  da web correspondente da página.
  • Em roxo: opções de visualização de postagens mais eficientes e rápidas.
  • Em azul: opção nova postagem, doravante, quando forem fazer qualquer espécie de postagem no blog será essa opção que utilizarão, então clique por sobre qualquer um dos botões destacados em azul.



Selecionada a opção, vocês serão diretamente encaminhados para uma tela igual a da próxima imagem, onde temos essas opções como as mais importantes:

Vermelho: opções de negrito, itálico, sublinhado para palavras ou trechos do texto.
Azul: marca texto e cor da fonte, ou seja, letras.
Verde: inserir hiperlink, imagem, vídeo e quebra de alinhamento.
Roxo: lista numerada e com marcadores.
Amarelo: publicar, salvar e visualizar.
Rosa: configurações de postagem.
Marrom: título da postagem.

Você começarão por esta ultima (marrom), ou seja, deem o título do seu texto, da sua postagem, vale lembrar que a fonte, o tamanho e a cor são pré-definidos através da configurações da página, ou seja, é só escrever o título da postagem e mais nada:


Dado o título (imagem abaixo) vocês passarão para a caixa de postagem.  Neste momento vocês voltarão lá pro seu texto que está no Word lembram? Então, selecionem e copiem (crtl+c) somente a parte correspondente ao autor, e voltem à caixa de postagem do blog, deem o espaço de "1 enter" e colem a parte do texto ali (ctrl+v), conforme imagem:


Feito isso, deem o espaço correspondente a outro "enter" e se preferirem insiram uma imagem ou um vídeo relativo ao texto, bem, eu prefiro assim, mas fica ao critério de cada um. Para inserir uma imagem clique na óbvia opção "inserir imagem" (seta para baixo), e selecionem a opção "centralizar" na opção "alinhamento", vejam aqui:


Feito isso vocês serão encaminhados para uma janela que a imagem abaixo demonstra, veja que do lado esquerdo tem as opções do local que vocês retirarão as imagens da postagem, eu costumo fazer o upload delas, ou seja, enviar alguma imagem salva do meu computador para o site por ser mais fácil e rápido, se assim vocês quiserem proceder cliquem em "fazer upload" (lado esquerdo) > “escolher arquivos” (uma ou mais imagens). Depois de escolhida a imagem, cliquem com o mouse sobre ela (seta azul), quando aparecer uma margem azulada cliquem na opção "adicionar selecionadas" (seta verde):


A imagem será inserida na postagem (abaixo), depois disso deem 2 "enters" (seta vermelha) e selecionem a opção "alinhar a esquerda” na opção "alinhamento" (seta azul):


Voltem lá no Word e copiem somente o corpo do texto colando após a imagem, dessa forma aqui:


Percebam que o texto já foi colado formatado e bem alinhado, o que seria muito mais difícil se feito diretamente na caixa de texto do Blogger. Feito isso vocês voltarão para o Word e copiarão a ultima parte, ou seja  as fontes do texto ou a bibliografia, na caixa de texto do blog  tomem um espaço bem maior que os efetuados até o momento e colem, conforme imagem abaixo:


Agora clique em qualquer área em branco na postagem com o botão direito do mouse e escolha a opção "selecionar tudo". Assim:


Depois cliquem na opção “cor do plano de fundo do texto” em cima da caixa de postagem, selecionando a cor preta (RGB 0,0,0) em seguida, assim:


Em seguida cliquem na opção "cor do texto" e escolham o branco (RGB 255,255,255):


Ficará assim:


O texto já está pronto, agora só falta colocar as TAG's, que são os marcadores que dividirão as postagens por assunto no menu da página do blog.

Percebam que do lado direito tem a opção "marcadores", cliquem sobre esta opção e aparecerá as TAG’s  utilizadas até agora no blog, cliquem na palavra "início" e em mais uma que tenha relação com o assunto que você está postando (variedades, politica, sociedade, ufologia e etc), ou criem um marcador específico para sua postagem, como estou fazendo com esta,  (que posteriormente aparecerá no menu do blog) escrevendo diretamente dentro da caixa após a palavra "início e depois na opção "concluído":


Agora é hora de inserir a quebra de postagem, essa opção evita que a sua postagem apareça integralmente quando as pessoas acessarem o blog tornando essa página mais leve e elegante. A quebra de postagem define até onde seu texto aparecerá, geralmente eu deixo aparecer 1 ou dois parágrafos além da imagem, mas vai depender do critério de cada um de vocês.

Provcedam da seguinte maneira: Clique abaixo do parágrafo que escolheram para ser aquele que aparecerá com o botão esquerdo do mouse (seta vermelha na imagem abaixo), depois cliquem em "quebra de página" (seta laranja), vocês  notarão que aparecerá uma linha pontilhada, essa é a quebra de página, assim procedido, vocês verão que aumentará o espaço entre os parágrafos é só clicar abaixo da linha pontilhada e dar um "del" que resolve o problema. Pronto !!!!!  Agora é só postar ...  !!!


Cliquem em "PUBLICAR":


Vocês serão redirecionados para essa tela (abaixo), se quiserem ver como a postagem ficou é só clicar em "visualizar", se quiserem mudar algo cliquem em "editar" essas duas opções estão logo abaixo do título da postagem que acabaram de efetuar, conforme a imagem mostra:


Prontinho !!!!!

Qualquer dúvida entrem em contato comigo, o fundador. Áh sim!! Vejam como ficou: