Por:
Elenilton da Cunha Galvão
Olá meus pequenos gafanhotos, essa postagem é
direcionada à vocês, ensinarei uma maneira prática de fazer postagens para
este humilde blog sem necessidades de muitos rodeios, vamos lá:
Doravante, vocês
iniciarão suas postagens escrevendo seus textos no programa “Word” ou
semelhante, depois de feito, formatem os parágrafos da seguinte maneira:
É importante observar as seguintes
definições:
Atentem-se para que esteja conforme a imagem
acima. Ainda no programa “Word”, coloquem o autor do texto (vocês ou outra
pessoa) e usem a fonte e o tamanho da mesma
conforme a imagem especifica abaixo:
Feito isto selecionem o corpo do
texto e coloquem a fonte e o tamanho da mesma conforme a imagem apresenta
abaixo:
Terminada
esta etapa, e ainda no “Word”, caso você tenham usado alguma referência bibliográfica ou fontes de pesquisa (link's e etc), vocês selecionarão estes e
procederão conforme a imagem demonstra abaixo:
Agora
começa a parte mais demorada, mas nada demais. Concluída a etapa anterior e
depois de confirmado o meu convite no e-mail de cada um de vocês, cada um
entrará no seguinte endereço: www.blogger.com, vocês serão redirecionados para
uma tela igual a que apresento na imagem abaixo, preencham com seu e-mail e
senha do Google, se não possuirem conta no GMAIL, façam uma e me avisem que reenvio o
convite para colaborador do site, vale ressaltar que o e-mail e senha
é a mesma utilizada no GMAIL:
Feito
o login vocês serão encaminhados para uma página semelhante a imagem abaixo,
cliquem na opção em destaque, ou seja, no nome do blog:
Vocês
serão encaminhados para outra tela (imagem), nessa tela vocês terão as
seguintes opções:
- Em vermelho: todas as postagens já feitas por mim (o fundador) e pelos outros autores do blog, vale lembrar que vocês só podem visualiza-las, não podem editar ou apagar postagens dos outros colaboradores.
- Em verde: opção de visualização do blog, vocês serão encaminhados ao sítio da web correspondente da página.
- Em roxo: opções de visualização de postagens mais eficientes e rápidas.
- Em azul: opção nova postagem, doravante, quando forem fazer qualquer espécie de postagem no blog será essa opção que utilizarão, então clique por sobre qualquer um dos botões destacados em azul.
Selecionada
a opção, vocês serão diretamente encaminhados para uma tela igual a da próxima
imagem, onde temos essas opções como as mais importantes:
Vermelho:
opções de negrito, itálico, sublinhado para palavras ou trechos do texto.
Azul:
marca texto e cor da fonte, ou seja, letras.
Verde:
inserir hiperlink, imagem, vídeo e quebra de alinhamento.
Roxo:
lista numerada e com marcadores.
Amarelo:
publicar, salvar e visualizar.
Rosa: configurações de postagem.
Rosa: configurações de postagem.
Marrom: título da postagem.
Você
começarão por esta ultima (marrom), ou seja, deem o título do seu texto, da sua
postagem, vale lembrar que a fonte, o tamanho e a cor são pré-definidos através
da configurações da página, ou seja, é só escrever o título da postagem e mais
nada:
Dado
o título (imagem abaixo) vocês passarão para a caixa de postagem. Neste momento vocês voltarão lá pro seu texto
que está no Word lembram? Então, selecionem e copiem (crtl+c) somente a parte
correspondente ao autor, e voltem à caixa de postagem do blog, deem o espaço de
"1 enter" e colem a parte do texto ali (ctrl+v), conforme imagem:
Feito
isso, deem o espaço correspondente a outro "enter" e se preferirem
insiram uma imagem ou um vídeo relativo ao texto, bem, eu prefiro assim, mas
fica ao critério de cada um. Para inserir uma imagem clique na óbvia opção
"inserir imagem" (seta para baixo), e selecionem a opção
"centralizar" na opção "alinhamento", vejam aqui:
Feito
isso vocês serão encaminhados para uma janela que a imagem abaixo demonstra,
veja que do lado esquerdo tem as opções do local que vocês retirarão as imagens
da postagem, eu costumo fazer o upload delas, ou seja, enviar alguma imagem
salva do meu computador para o site por ser mais fácil e rápido, se assim vocês quiserem
proceder cliquem em "fazer upload" (lado esquerdo) > “escolher arquivos”
(uma ou mais imagens). Depois de escolhida a imagem, cliquem com o mouse sobre ela (seta
azul), quando aparecer uma margem azulada cliquem na opção "adicionar
selecionadas" (seta verde):
A imagem será inserida na postagem (abaixo), depois disso deem 2 "enters" (seta vermelha) e selecionem a opção "alinhar a esquerda” na opção "alinhamento" (seta azul):
Voltem lá no Word e copiem somente o corpo do texto colando após a imagem, dessa forma aqui:
Percebam
que o texto já foi colado formatado e bem alinhado, o que seria muito mais difícil
se feito diretamente na caixa de texto do Blogger. Feito isso vocês voltarão
para o Word e copiarão a ultima parte, ou seja as fontes do texto ou a bibliografia, na caixa
de texto do blog tomem um espaço bem
maior que os efetuados até o momento e colem, conforme imagem abaixo:
Agora
clique em qualquer área em branco na postagem com o botão direito do mouse e escolha
a opção "selecionar tudo". Assim:
Depois
cliquem na opção “cor do plano de fundo do texto” em cima da caixa de postagem,
selecionando a cor preta (RGB 0,0,0) em seguida, assim:
Em
seguida cliquem na opção "cor do texto" e escolham o branco (RGB
255,255,255):
Ficará
assim:
O
texto já está pronto, agora só falta colocar as TAG's, que são os marcadores
que dividirão as postagens por assunto no menu da página do blog.
Percebam
que do lado direito tem a opção "marcadores", cliquem sobre esta opção
e aparecerá as TAG’s utilizadas até
agora no blog, cliquem na palavra "início" e em mais uma que tenha
relação com o assunto que você está postando (variedades, politica, sociedade,
ufologia e etc), ou criem um marcador específico para sua postagem, como estou
fazendo com esta, (que posteriormente
aparecerá no menu do blog) escrevendo diretamente dentro da caixa após a
palavra "início e depois na opção "concluído":
Agora
é hora de inserir a quebra de postagem, essa opção evita que a sua postagem
apareça integralmente quando as pessoas acessarem o blog tornando essa página
mais leve e elegante. A quebra de postagem define até onde seu texto aparecerá,
geralmente eu deixo aparecer 1 ou dois parágrafos além da imagem, mas vai
depender do critério de cada um de vocês.
Provcedam da seguinte maneira: Clique abaixo do parágrafo que escolheram para ser
aquele que aparecerá com o botão esquerdo do mouse (seta vermelha na imagem abaixo), depois
cliquem em "quebra de página" (seta laranja), vocês notarão que aparecerá uma linha pontilhada,
essa é a quebra de página, assim procedido, vocês verão que aumentará o espaço
entre os parágrafos é só clicar abaixo da linha pontilhada e dar um
"del" que resolve o problema. Pronto !!!!! Agora é só postar ... !!!
Cliquem
em "PUBLICAR":
Vocês
serão redirecionados para essa tela (abaixo), se quiserem ver como a postagem
ficou é só clicar em "visualizar", se quiserem mudar algo cliquem em "editar"
essas duas opções estão logo abaixo do título da postagem que acabaram de
efetuar, conforme a imagem mostra:
Prontinho !!!!!