terça-feira, 13 de maio de 2014

20 músicas que você não pode morrer sem escutar.




Por: Elenilton da Cunha Galvão

nota


Depois que fiz a lista dos 20 álbuns mais marcantes já produzidos fiquei com a sensação que deveria fazer uma lista semelhante só que com músicas, porquê? Oras, porque é mais rápido, direto e belo. Essa lista é composta daquelas músicas que impregnam em nossas mentes por sua extrema beleza e significado, espero que gostem pois foi feita com carinho e amor a uma das maravilhas da existência, a música.

20 - POEMA - Ney Matogrosso

Com 17 anos Cazuza fez e deu esta poesia para sua avó materna, sua avó morreu, e esta carta ficou lá guardada, tempos depois da partida de Cazuza a carta foi encontrada, a mãe de Cazuza deu ela Ney Matogrosso ele pediu pra Frejat musicar esta letra e dai surgiu a musica ,infelizmente Cazuza em vida não teve a alegria de ouvir esta bela canção. 




19 - MR. TAMBOURINE MAN - Bob Dylan

Sucesso dos Byrds, “Mr. Tambourine Man” é uma das composições mais conhecidas de Bob Dylan. Inspirado pelo guitarrista Bruce Langhorne, que sempre tinha um pandeiro debaixo do braço, Dylan compôs essa canção, interpretada como uma ode ao LSD. Dylan negou, afirmando que só experimentou a droga meses depois de escrevê-la. Ela abre o lado B, o acústico, do disco “Bringing It All Back Home”. Em sua versão, Zé Ramalho trocou o Tambourine Man do refrão por Jackson do Pandeiro. 




18- ALL I WANT - Joni Mitchell

Joni Mitchell passava por mudanças significantes. Por conta do grande sucesso alcançado nos anos anteriores ao Blue, a cantora, sempre avessa à grandes públicos, havia decidido parar de se apresentar por um tempo. Apesar de vez ou outra conter nas faixas alguns músicos a mais (dentre eles, JAMES TAYLOR nos violões), Blue é basicamente a voz de JONI MITCHELL acompanhada por seu piano, violão ou às vezes um instrumento chamado dulcimer.
All I Want” possui acordes de dulcimer misturados com a melodia que entra na cabeça e custa a sair. A música, que como sugere o título trata de anseios pessoais, também parece ser um relato de alguém buscando uma identidade.




17 - BANDITISMO POR UMA QUESTÃO DE CLASSE - Chico Science & Nação Zumbi.

Uma música genial que mistura Marx, lampião, história do Recife, Frevo, Maracatu, Rock e a genialidade de Chico Science.




16 - GIVE LIFE BACK TO MUSIC - Daft Punk

Música dançante, lembra muito as guitarras de James Brown, excelente pedida se quiser animar seu dia.





15 - A MENINA DANÇA - Novos Baianos

Foi composta por Luiz Galvão e Moraes Moreira especialmente para Baby Consuelo cantar. Embora seja uma canção típica de MPB, possui um belo trabalho de guitarra elétrica por Pepeu Gomes. Segundo Baby, "A letra diz que 'estava tudo virado' e que cheguei 'após esgotar o tempo regulamentar'. Significava que no tempo em que cantoras fabulosas, como Elis Regina e Gal Costa, bombavam, eu trazia meu estilo particular."




14 - EL APARATO - Cafe Tacvba

Este album é tido como o melhor da musica latinoamericana, apesar de ter minhas dúvidas ele é realmente sensacional, essa música é uma profusão sonora nos ouvidos.




13 - COMENTÁRIO A RESPEITO DE JOHN - Belchior

Belchior parecia colocar em suas canções verdadeiras sinfonias como nessa belíssima "Comentário a respeito de John", uma verdadeira obra prima da música brasileira. "Saia do meu caminho, eu prefiro andar sozinho, deixe que eu decida a minha vida", é algo muito forte, muito real na vida de qualquer ser vivente quando o assunto é “chute no balde”. Essa letra, que já tem pelo menos 30 aninhos continua atual, embora John (John Lennon) já tenha partido. O poeta se revela um amante da paz libertária de Lennon e Yoko, sempre exaltada coloquialmente nessa canção em frases quase sussurradas. Pois é, "o tempo andou mexendo com a gente, sim". E como não reconhecer "que a felicidade é uma arma quente?".




12 - BEING FOR THE BENEFIT OF MR. KITE - The Beatles

Em janeiro de 1967, os Beatles foram ao Knole Park, perto de Sevenoaks, em Kent, gravar um filme promocional de “Strawberry Fields Forever”. “Havia um antiquário perto do hotel onde estávamos”, conta Tony Bramwell, ex-funcionário da Apple. “John e eu fomos passear, ele viu um cartaz de circo vitoriano emoldurado e o comprou”. O cartaz era sobre uma apresentação circense em beneficio ao Sr. Kite, um grande artista da área, aquela época, John considerou “Being For The Benefit Of Mr. Kite!” uma música descartável, e disse a Hunter Davies: “Eu estava só seguindo meus impulsos porque precisávamos de uma música nova para Sgt. Pepper naquele momento”. Em 1980, ele mudou radicalmente de opinião sobre a música e disse a David Sheff, que o entrevistava para a Playboy: “É tão cosmicamente bonito… A canção é pura, como uma pintura, uma aquarela pura”. 




11 - ERRARE HUMANUM EST - Jorge Ben

Eram os deuses astronautas? Jorge Ben, um artista "bom de trampo" indaga isso no álbum Tábua da Esmeralda através dessa música cujo o escopo foi retirado da obra de Erich Von Daniken, música belíssima sobre vida fora da terra, discos voadores e etc.




10 - AMOR - Secos & Molhados

"Amor" é uma canção do Secos e Molhados para o primeiro álbum do grupo de 1973 musicada por João Ricardo em cima de um poema do seu pai João Apolinário. É memorável pelas linhas de baixo executadas pelo argentino Willy Verdaguer que é tida como uma das mais criativas do mundo.




9 - GIVE ME LOVE - George Harrison

Maravilhosa prece em forma de canção do memorável George Harrison, um deleite para os ouvidos e para o coração.




8 - YOU ONLY LIVE ONCE - The Strokes

You Only Live Once é a faixa de abertura e o terceiro single do álbum First Impressions of Earthda banda americana The Strokes. Foi lançada nas rádios em 2006 e conta com um estilo musical que até então não tinha sido vista no grupo. Para mim, é a melhor música do grupo, apaixonante desde a primeira ouvida.




7 - FAIRY TALE - Shamam

Um conto de fadas narrado pela singular voz de André Matos, belíssima canção.




6 - FEELING GOOD - Nina Simone

"Com seu tema bucólico e fundamentalmente positivo Feeling Good tem esse poder quase místico das boas canções de te deixar com um sorriso no rosto. Esse espírito seria, três anos mais tarde, recuperado pelo que viria a ser uma das músicas mais populares de todos os tempos: What a Wonderful World.
Nina Simone é uma destas figuras que a história simplesmente não repete. Ser negra, de classe baixa e ainda por cima mulher nos EUA da década de 60 era pertencer aos grupos identitários mais marginalizados e oprimidos da América. Felizmente, a cantora foi capaz de nadar contra a maré e deixar um legado musical de dar inveja a qualquer músico de qualquer sexo e de qualquer cor.




5 - TIME - Pink Floyd

Essa música é daquelas que estremece este humilde blogueiro, sua letra sobre tempo perdido, seu solo de guitarra limpo e primoroso, seus acordes, suas vozes...  Uma obra prima da grande banda Pink Floyd.




4 - MEMORY - Epica

Simone Simons além dos belos olhos azuis possui uma das mais lindas vozes da atualidade, o Epica fusionou a pegada clássica de Simons com o rock, é simplesmente incrível, se você não sentir um oceano de emoções com essa música, não sentirá com mais nada.




3 - METAL CONTRA AS NUVENS - Legião Urbana

Áh essa música sensacional. A obra prima do grande Renato Russo, uma música que te faz apaixonar na primeira escutada, experimente, ouça e me diga se não é magnífica.




2 - ECHOES - Pink Floyd

Essa música é uma das mais revolucionárias sonoramente do universo da música contemporânea. Em vinte e três minutos, e vinte e nove segundos, passeamos por uma belíssima composição, recheadas de variações, e que por íncrivel que pareça, é de uma simplicidade tão grande que parece que não é uma canção composta por seres humanos. O próprio David Gilmour certa vez declarou para uma revista inglesa: “Colocamos ‘Echoes’ no final dos shows por que já estamos cansados, e assim, fica mais fácil tocar ela, já que os seus acordes são muito simples“. “Echoes” virou um hino para os fãs do Floyd, e além de sua maravilhosa construção, foi fundamental para a guinada que o grupo deu com Dark Side of the Moon dois anos depois.
 



1 - KOPOLO - Ochestre Baka Gbne

Os Pigmeus Baka no meio da floresta do Congo na divisa com os Camarões, são uma das tribos mais famosas por sua música em toda a África, são músicos primorosos que apesar de viverem em risco constante por conta do genocídio que outras tribos provocam contra seu povo, conseguem produzir as canções mais belas da humanidade. Assista, ouça, e sinta a sua aquilo que temos em comum a todos os seres vivos do planeta brotar de cada poro, a vida. Um grande registro, uma linda canção.














Fontes: