quinta-feira, 22 de maio de 2014

Desenhos russos – animados até demais!


Por:     Sasha Yakovleva

Seres-humanos que namoram peixes, peixes com bocas siliconadas e animais fumando. Eis o universo infantil pela televisão russa.

Ursinho Pooh

Hoje, a minha colega de trabalho e grande amiga brasileira Fernanda me contou sobre o seu fim de semana. “Depois de beber um monte de vinho, fiquei vendo os desenhos animados mais alucinantes do mundo – os russos!”, falava ela toda empolgada, listando alguns nomes. “Você assistiu mesmo a isso na infância, Sasha?”, perguntou. E ao receber um “sim” como resposta, logo percebi sua cara de surpresa.

Quando parei para lembrar meus desenhos preferidos da infância, entendi o choque da Fê. Realmente, quase todos tinham esse toque psicodélico, sem exagero. Neles, seres-humanos namoravam peixes, peixes tinham bocas siliconadas, todos os animais fumava, e até as frutas tinham ossos em vez de sementes.

Bom, e como a maioria dos brasileiros não sabem sobre o que exatamente estou falando, aqui estão os meus 7 desenhos soviéticos preferidos!



1. Подружка (Namorada)

Um homem começa a namorar um peixe. O peixe se alimenta de maçãs e acaba morrendo afogado. O homem, por sua vez, enterra o peixe que esqueceu a sua qualidade natural: nadar.



2. Остров (A Ilha)

Esse desenho não é tão maluco quanto o anterior. Mas é meio sério e pesado para mente de uma criança. Observando bem, assumimos que as crianças russas devem ser muito conscientes em relação a política e meio ambiente.



3. Падал прошлогодний снег (Caía neve do ano passado)

O desenho é inteiro feito de massinha. O personagem principal é um cara maluquíssimo. Além disso, é preguiçoso e folgado! Um ótimo exemplo para criançada, não?!



4. В Cинем Море, В Белой Пене (No mar azul, na espuma branca)

Mostra os peixes mais loucos do universo: peixe-piano, peixe bateria, peixe que devora outro peixe, peixe que fuma cigarro, peixe gostosona com boca siliconada e corpo de sereia.



5. Ух ты, говорящая рыба. (Nossa! O peixe que fala)

Peixe que vira homem e salva o casal de velhinhos de um monstro – que mais parece personagem de filme de terror, e não de um desenho de criança.



6. На краю земли (Na beira da terra)

Trata-se de um desenho engraçado, sem final trágico. O desenho apresenta uma senhora que vive em uma casa na ponta de uma montanha com seu marido, uma vaca, um cachorro e um gato. Minha amiga Fernanda alega que esse desenho carrega uma mensagem subliminar comunista.



7. Винни Пух (Ursinho Pooh)

Todo mundo conhece o ursinho Pooh no Brasil, mas poucos sabem que existem sobre a versão original russa desse famoso bichinho. Na verdade, de todos os desenhos apresentados aqui, este é o que mais tem cara de criança. O problema é que, depois que um amigo meu daqui do Brasil me disse que o ursinho Pooh russo lembra o Stálin, não consigo mais imaginá-lo de outro jeito! Rs










Fonte: http://br.rbth.com/blogs/2013/10/09/desenhos_russos_animados_ate_demais_22153.html