O que está por trás do
crescimento superficial de uma página conhecida por divulgar, entre fotos de
gatinhos e frases de auto-ajuda, um discurso raivoso que engana,
principalmente, os mais jovens?
João Revolta, autor da página TV Revolta
|
A TV Revolta é uma página que divulga fotos de gatinhos, fotos de cachorrinhos, frases de auto-ajuda, vídeos sensacionalistas e um discurso conservador. O uso desse conteúdo disfarçadamente neutro acontece paralelamente a postagens mais raivosas contra a política e em defesa da “moralidade”. Os ataques políticos são direcionados contra o atual governo, quase que exclusivamente. É a velha fórmula do senso comum que engana, principalmente, os mais jovens, além de gente madura desprevenida ou desatenta.
É de se esperar que uma página que
utilize de apelações tenha forte adesão. Mas, de pouco tempo para cá,
precisamente um mês, a Tv Revolta deu um salto anormal em sua taxa de
crescimento. Analisando o intervalo de 18 de março até 18 de abril, observa-se
um crescimento moderado: cerca de cem mil entradas. No intervalo entre 15 de
abril a 13 de maio, porém, a página teve um crescimento de 1,5 milhão de
curtidas, como pode ser visto no gráfico 1:
Para quem não acompanha
a popularidade de páginas, comparamos a TV Revolta com outra página de grande
apelo no Facebook. A fanpage de Luciano Huck, com todo o aparato publicitário,
sua fama de comedor de bananas e seu extenso tempo de TV aos sábados na maior
emissora do país, acumula nada menos que 13 milhões de fãs no Facebook. Ele
está atualmente crescendo em uma velocidade de 500 fãs por hora, segundo a
ferramenta quintly.com, de onde reproduzimos o gráfico 2:
Como então explicar a popularidade da página TV
Revolta, que na mesma análise consegue atingir 13 mil entradas por hora (12 mil
e 500 a mais que Luciano Huck), como se vê no gráfico 3:
Qualquer cidadão minimamente informado é
capaz de perceber o alto grau de futilidade e de sensacionalismo expostos pela
Tv Revolta. A grande questão, portanto, é: como eles estão crescendo dessa
forma?
Duas possibilidades: uso de robôs no
Facebook ou um caminhão de dinheiro em publicidade paga.
Especular sobre robôs é tema batido,
tendo em vista que a página está cheia de perfis falsos. Basta abrir uma
postagem e perceber como são os compartilhamentos. Diversos usuários
compartilhando a mesma publicação com uma diferença que, muitas vezes, nem
chega a segundos. Esse tipo de ação interfere no número de pessoas que estão
“falando” sobre a página.
Para ter um grande número de curtidas, é
preciso divulgar fortemente a página. Precisar sobre quanto se tem gasto em
publicidade para fazer a TV Revolta crescer nessa velocidade também é realmente
difícil. Mais difícil ainda é saber de onde vem todo esse dinheiro, porque
publicidade tem custo e não é baixo. A quem seria interessante promover uma
página aparentemente boba, mas com forte conteúdo conservador, raivoso e anti-PT?
Outro
dado que impressiona
Na página SocialBakers podemos ver que a
TV Revolta foi a segunda página do Brasil que mais crescia no dia 15/05. Um
crescimento inferior apenas à página do jogador de futebol Oscar, que
notadamente tem investido muito em publicidade para crescer nas redes sociais.
TV Revolta cresceu mais que a página da FIFA e a página de Neymar:
Página
de José Serra?
Um fato curioso e que merece um pequeno
parêntese foi a taxa de crescimento da página de José Serra. O
ex-presidenciável tucano andou anabolizando sua rede social por 2 dias,
totalizando cerca de 150 mil fãs nesse período. Esse crescimento repentino foi
flagrado por acaso. A página que pertence ao endereço fb.com/timeserra45
aparentemente estava offline, pois não era possível rastrear seu crescimento em
tempo real, assim como era impossível acessá-la. Eis que ela volta ao ar com
espantosos 180 mil fãs:
Voltando a falar da TV
Revolta, e dessa vez com dados atuais, confira o ranking das cinco páginas que
mais cresceram na última semana:
Ranking das páginas brasileiras que
mais cresceram nos últimos 7 dias (16/05/14) – http://naofo.de/89o
As outras páginas que aparecem no
ranking são patrocinadas pontualmente, tendo picos de entrada. Basta perceber
os gráficos de curtidas de qualquer uma das páginas com grande publicidade, até
mesmo a de José Serra.
Conclui-se, então, o óbvio: a
popularidade de páginas financiadas é questionável. A mídia e a elite
abastada impõem sua pauta e seu ódio através do seu poder financeiro, seja ele
em meios profissionais ou mesmo em espaços claramente amadores.
Por fim, a torneira de dinheiro está
aberta na TV Revolta. Mas, afinal, quem está financiando isso? O interesse
visivelmente é político.
Jornalistas de veículos da grande
mídia, como Veja, Folha e Globo costumam afirmar, mas sem nunca conseguir
provar, que a esquerda é quem paga militantes para atuar na internet. Talvez
eles sejam capazes, agora, de informar quem abriu a torneira de dinheiro para
financiar a tão aclamada, e conservadora, Tv Revolta.
Fonte:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/05/segredos-tv-revolta.html