O gênio
renascentista Leonardo da Vinci pode ter sido o pioneiro na criação de
imagens 3D. Cientistas alemães acreditam que, de fato, a primeira obra
tridimensional da história pode ser a Mona Lisa.
Para
chegar a esta conclusão, Claus- Christian Carbon e Vera Hesslinger da
Universidade de Bamberg , analisaram a Gioconda original pendurada no Louvre
(França) e da cópia do Prado (Espanha) descoberto em 2012. Os Alemães
especialistas sublinham que a Mona Lisa “espanhola” foi pintada no mesmo
estúdio que a "francesa" e também , simultaneamente, as pinturas não
só se parecem superficialmente, como tem as mesmas correções nas camadas inferiores.
Em
declarações à revista “LiveScience”, os especialistas dizem que têm recalculado
a posição de que os dois pintores mantiveram entre si no que diz respeito ao
modelo , enquanto trabalhavam nas obras. A análise do caminho entre os pontos
de referência de ambos revelou que as duas versões diferem ligeiramente na perspectiva
. Os cientistas insistem que a disparidade entre as duas pinturas é um reflexo
da disparidade binocular humana, como a diferença horizontal entre os dois
quadros é de cerca de 69 milímetros, distância média entre os olhos de uma
pessoa. Quando uma pessoa olha um objeto, cada olho vê o objeto a partir de uma
perspectiva ligeiramente diferente, ambas as imagens são transmitidas para o
cérebro , onde elas formam a representação tridimensional do objeto que se vê .
Com
base nestes resultados, Carbon e Hesslinger argumentam que as duas imagens são
um par estereoscópico, de modo que , colocadas lado a lado criam um efeito
similar as imagens sobrepostas utilizadas para criar a impressão de profundidade
percebida através de óculos 3D vermelho e azul. Segundo os cientistas, Da Vinci
poderia ter feito experimentos com pinturas tridimensionais de propósito, por
meio do trabalho simultâneo no mesmo estúdio de dois artistas (do próprio Da
Vinci e, provavelmente, um dos seus discípulos mais próximos). O fato do pintor
usar óculos coloridos também apoia essa tese.
A
cor diferente das mangas em ambos os retratos, uma esverdeada e outra avermelhada, poderia ser um outro
detalhe a favor desta teoria. "Isso pode ser uma indicação do método
utilizado por Leonardo para observar as duas Giocondas através de óculos
vermelho- verde”, afirma Carbon, embora admita não encontrar provas definitivas
dessa hipótese.
Fonte:
http://actualidad.rt.com/cultura/view/127213-mona-lisa-obra-3d-historia