segunda-feira, 5 de maio de 2014

A Mona Lisa é o primeiro retrato 3D



O gênio renascentista Leonardo da Vinci pode ter sido o pioneiro na criação de imagens 3D. Cientistas alemães acreditam que, de fato, a primeira obra tridimensional da história pode ser a Mona Lisa.
  

Para chegar a esta conclusão, Claus- Christian Carbon e Vera Hesslinger da Universidade de Bamberg , analisaram a Gioconda original pendurada no Louvre (França) e da cópia do Prado (Espanha) descoberto em 2012. Os Alemães especialistas sublinham que a Mona Lisa “espanhola” foi pintada no mesmo estúdio que a "francesa" e também , simultaneamente, as pinturas não só se parecem superficialmente, como tem as mesmas correções nas camadas inferiores.


Em declarações à revista “LiveScience”, os especialistas dizem que têm recalculado a posição de que os dois pintores mantiveram entre si no que diz respeito ao modelo , enquanto trabalhavam nas obras. A análise do caminho entre os pontos de referência de ambos revelou que as duas versões diferem ligeiramente na perspectiva . Os cientistas insistem que a disparidade entre as duas pinturas é um reflexo da disparidade binocular humana, como a diferença horizontal entre os dois quadros é de cerca de 69 milímetros, distância média entre os olhos de uma pessoa. Quando uma pessoa olha um objeto, cada olho vê o objeto a partir de uma perspectiva ligeiramente diferente, ambas as imagens são transmitidas para o cérebro , onde elas formam a representação tridimensional do objeto que se vê .

Com base nestes resultados, Carbon e Hesslinger argumentam que as duas imagens são um par estereoscópico, de modo que , colocadas lado a lado criam um efeito similar as imagens sobrepostas utilizadas para criar a impressão de profundidade percebida através de óculos 3D vermelho e azul. Segundo os cientistas, Da Vinci poderia ter feito experimentos com pinturas tridimensionais de propósito, por meio do trabalho simultâneo no mesmo estúdio de dois artistas (do próprio Da Vinci e, provavelmente, um dos seus discípulos mais próximos). O fato do pintor usar óculos coloridos também apoia essa tese.

A cor diferente das mangas em ambos os retratos, uma esverdeada e  outra avermelhada, poderia ser um outro detalhe a favor desta teoria. "Isso pode ser uma indicação do método utilizado por Leonardo para observar as duas Giocondas através de óculos vermelho- verde”, afirma Carbon, embora admita não encontrar provas definitivas dessa hipótese.






Fonte: http://actualidad.rt.com/cultura/view/127213-mona-lisa-obra-3d-historia